segunda-feira, 15 de março de 2010

O convento - página treze!!!


Portugal fora um país acolhedor a todas nós então era preciso partir, fomos até Coimbra e de Coimbra nos dirigimos ao porto e assim seguimos nossa aventura rumo ao novo mundo,eram três caravelas,algumas pessoas estavam ali exiladas, outras fugidas assim como nós.
Ali conhecemos pessoas distintas e outras nem tanto,mas cada conversa exigia um certo cuidado, pois ali estavam empregados da Coroa portuguesa e algumas pessoas presas.Nós nos identificamos como Irmãs de Maria,mas com o tempo ali perdera o significado.
Nos meses que seguimos dentro da caravela, passamos fome e muita necessitade, não era diferente do convento ,pois a higiene não era apropriado a tantas pessoas que ali se encontravam, nós mulheres cuidávamos da higiene , pois não poderíamos viver daquela maneira.Alguns passaram meses sem nenhum banho.
A caravela parava em algum ponto do oceano, alguns momentos podíamos tomar banho de mar,em outros era apenas para jogar corpos ao mar pois muitos morriam devido a fome e a falta de cuidados.
Na maioria das vezes as mulheres cuidavam da refeição, os homens dos serviços mais pesados.Nas noites orávamos para que nossos dias terminassem em terras brasileiras,assimse seguiram meses.
Haviam muitos artistas na caravela, eram banidos de Portugal quando não correspondiam as espectativas, pois alguns pintavam a real situação de suas pobres vidas.Um emparticular se chamava Ferreira,era de terras Espanholas mas morou grande parte de sua vida em Portugal,falava o francês brilhantemente bem,a até se arriscava em poemas.
Ferreira era um homem muito observador e altivo,tinha um sotaque engraçado e conversávamos animadamente, desenhava todas as suas impressões.Em uma ocasião estávamos almoçando quando um dos comandantes do navio o pediu para que desenhasse para que quando chegasse em terras brasileiras pudessem reconhecê-lo como um grande comandante,mas não chegou com vida para ver a beleza da terra que poderia o receber,mas mesmo assim Ferreira o desenho.
Já estámosno terceiro mês quando avistamos os primeiros pontos de terra fora uma grande alegria,pois perdemos muitas pessoas nessa viagem, entre elas uma menina de apenas sete anos, sua mãe Maria Mercedes chegou a quase enlouquecer mas nós a convencemos a seguir conosco, ela se tornara mais uma Irmã de Maria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário