terça-feira, 29 de setembro de 2009

As mulheres da minha vida- página onze.


Sara estava desolada, ficara na tenda durante muitos dias, ninguém conseguia consola-la, amava o pai com fervor, nunca pensara nesse mal, então pensara numa vida diferente daquela, suas palavras pareciam desconectadas com o mundo físico, chamara o pai em seus momentos de desesperos e desamor.
Condicionara seucoração para ajudar aquele povo a superarem aquelas perdas, Messias sempre se dirigia a ela com palavras de luz mas seu coração nada ouvia, sentia tanta dor que nada sentira a não ser a dor.Então num dia, recebeu uma visita inesperada em sua tenda todos ficaram pasmados com aquela presença, era o Padre Amaro, estava escoltado por soldados de Deus, e disse a ela que iria prendê-la, então os soldados munidos de armas , a pegou pelo braço e a levou, neste momento as outras mulheres da Aldeia apareceram e Padre Amaro reconheceu Matilda e as outras mulheres.Neste momento ele simplesmente deixou que Sara ficasse ali dando chance de escapulir das mãos de seus algozes, então fugiu e as outras mulheres também, o Padre ficara paralizado e os soldados também, todos aqueles que ali ficarão parados como se vira fantasma, quando perceberam Sara já estava longe com as outras mulheres, mas algo em seu peito a fezera voltar, precisava proteger aquele povo mas Messias com sua sabedoria não deixara voltar atrás, ainda não era o momento certo de encarar a fera e as outras mulheres agora corriam igual perigo.
Então quando perceberam que os soldados e o Padre se afastaram voltaram até o acampamento ainda com as tendas dilaceradas pelo ataque daqueles que em nome de Deus destruíram po um sentimento vingativo do padre e de outros que não simpatizavam pelos ciganos, então aquele povo resolve fugir. As crianças estavam brincando no bosque com os outros ciganos, Mercedes e Sebastiana tinham a mesma idade, se diferenciavam por dias apenas. Sebastiana sempre fora uma criança prodígio e Mercedes com os olhos iluminados também possuiam seus dons.O Padre jurava vingança aquelas mulheres que fizeram desaparecer fiéis por conta de curas milagrosas, os aldeões, estavam em sua defesa, o padre precisaria de provas condundentes para incriminar Sara e as outras mulheres por bruxaria e as queimariam vivas, nas fogueiras da inquisição, o Padre Amaro deu uma trégua, algo lá no acampamento o fizera ficar paralizado, não conseguia entender o que acontecera, apenas se lembrava dos rostos nítidos das mulheres da Aldeia, por elas tinha um ódio mortal e jurara em seu íntimo que acabaria com elas.
Na verdade naquela tarde, algo sobrenatural os deixaram quietos e sem ação.Era o magnetismo do lugar e dos espíritos da natureza, mas pouco podiam entender, pois ao seu ver seria coisa de Satã e nada mais eram do que mentores dos ciganos desnoteando o quanto podiam os ferozes soldados e seu mentor maléfico o Padre Amaro.
Os ciganos muitos perseguidos temendo mais um ato cruel queriam fugir dali e seguirem um rumo, talvez Portugal como já haviam planejado, mas estavam temerosos, podiam sofrer emboscadas como era comum.
Ao chegar na Igreja o Padre Amaro, se viu diante de uma nova perspectiva, a sua missão seria destruir aquelas mulheres, eram amadas por todos aldeãos a Igreja podia sofrer com isso, pois se o povo defender as mulheres da Aldeia deixariam de frequentar a igreja e o clero faria com que ele deixasse a aldeia e sua vingança não aconteceria, então pensou em dar uma trégua e pensar melhor sobre o assunto.
As mulheres da Aldeia agora estavam ainda mais populares, as mulheres as admiravam e os homens ficavam temerosos em suas mulheres abandonassem o lar como fizeram as mulheres da Aldeia. Gustavo e Ricardo não se encontravam ali, estavam numa viagem de negócios , eram inescrupulosos e arrogantes.O Padre tentara avisá-los mas sem sucesso.
O Padre Amaro lembrou-se então de uma jóia que Matilda possuira em virtude de sua família que fora muito rica mas que perderam a fortuna , ele sabendo o valor resolveu entào que seria mais uma jóia na sua riquissima coleção.Aquela jóia poderia parecer simples aos olhos alheios, mas aquela jóia tinha um valor em especial, que Matilda desconhecera.
As mulheres da Aldeia estavam andando pelo bosque conversavam quando Messias apareceu apreensivo.
_ Estão dizendo que vossos maridos chegaão ainda esta noite, então precisam ter cuidado, a essa altura o Padre Amaro já devera ter avisado sobre vocês, especificamente você Matilda. Precisamos pensar em alguma estratégica para nós esquivarmos das suas tramóias, o Padre Amaro a tempos nada fizera ainda.Devemos ficar apreensivos , Padre Amaro é bastante inteligente e não podemos nos esquece do que acontecera no acampamento meses passados.
_ Tem razão pai Messias.
Assim passaram chama-lo, pois reconheceram nele a sabedoria e o amor que possuiam por todas aquelas mulheres.
_ Devemos nos unir para pensar em algo, seu ódio por nós é avassalador, o nosso povo precisa de nós, e devemos nos defender.Dispomos de armas mas nada se compara ao poderio dos soldados de Deus.A guerra já destruiu boa parte das encostas e as aldeias vizinhas já foram dissimadas pela França , talvez devemos noa aliar a eles e seremos protegidos ou também poderemos perder o pouco que possuimos e o nosso povo já nào suporta outro ataque.
_ Sara precisamos pensar muito a respeito pois somos poucos.
_ Podemos tentar uma conversa, talvez com os nossos conhecimentos possamos tratar os doentes da guerra em troca de proteção, estão próximos daqui.
_ Tens razão, Sara, nos protegemos assim dos ataques dos soldados de Deus e do desmandes do Padre Amaro.
Então as mulheres da Aldeia com sabedoria de grandes rainhas do passado se tornaram ainda mais fortes, agora o então chefe dos ciganos Sitara , primo de Sara, Sara desistira de comandar os ciganos pois não queria se casar, apenas seria serva de seu povo, ajudaria no que fora possível, não estava emocionalmente preparada para se tornar lider deles, mas na mente daquele povo sofrido, Sara sempre será a mulher cigana mais forte que ali existira, sua mãe se fosse viva se orgulharia das atitudes nobres da filha.Em suas orações sempre chamara pelos pais mortos pelas mãos da inquisição.A força de seu amor a deixara forte para lutar contra as trocidades.
No acampamento existira várias mulheres fortes mas Sara as lideravam com destreza, causando inveja a duas mulheres, Constança e Isabel, duas belas mulheres, uma seria a esposa de seu primo Sitara e a outra Isabel, mais jovem era apenas uma menina que amava Sitara mas em silêncio, embora todos sabiam.Enquanto essas se ocupavam em se duelarem , Sara se ocupava de cuidar daquele povo humilde e trabalhadores.
Se reuniram então Sitara ficaram preocupado mas diante das circunstâncias parecia ser a melhor solução, então as mulheres da Aldeia se prontificaram a conversar com o capitão francês, que ali já sabera das mulheres da Aldeia e seus poderes e ervas mulagrosas.
Então um jovem cigano , com o nome de Heitor se apresentou a ir até o acampamento francês e marcar um encontro as escondidas.Sua esposa Eleonora, uma jovem e bela mulher ficara apreensiva e temerosa mas sabia que tudo ocorreria bem, então esta com um amor intenso, entregou-lhe um lenço branco para que colocasse ao pescoço simbolizando as intenções do povo cigano frente as tropas francesas.
Heitor saiu em galope,num velho cavalo mas veloz, chegou até as tropas francesas e se declarou amistoso, o jovem capitão então pôs-se a ouvi-lo e ao tocar no nome das mulheres da Aldeia, estremeceu-se e disse em tom leve e com autoridade.
_ Meu jovem rapaz, diz a essas mulheres que eu as esperarei aqui e em paz.Faremos um acordo com a graça de Deus.
No dia marcado as mulheres se colocaram a disposição de suas melhores roupas bordadas pelas màos singelas das ciganas mais idosas que ensinavam a arte da tecelagem as mais novas, estas vendiam para as damas das redondezas por possuirem uma beleza difeenciada.
As mulheres seguiram em direção ao acampamento francês, os soldados as recepcionaram com honrarias, sabiam eles do tamanho do poder que aquelas mulheres magrelas possuiam frente aos camponeses e aldeões.
Foram levadas até um acampamento maior , a tenda era do Capitão Françoi Frederico, era um jovem com seus 30 anos completos, tinha larga experiência em conflitos , estava ancioso com aquele encontro, sonhara aquela noite com esse momento.
Quando colocou os olhos em Sara se apaixonara, seus olhos ficaram paralizados com sua beleza.Ouvia sua voz e estremecera seu peito, mas ela sempre muito amável nada percebeu, apenas se dirigiu a ele com a simplicidade e com a autoridade que tinha, manteve o mesmo tom de voz e prosseguiu seu discurso com cautela, nada questionou, apenas disse o que se passara com seu povo e prometera cuidar dos franceses , cuidaria de suas feridas e suas dores , seriam elas como enfermeiras , seriam as primeiras enfermeiras da história, nas muitas guerras sangrentas das guerras que se seguiram.
O Capitão então fazera um acordo com os ciganos e em breve se encontraria com o Padre Amaro, como Sara por vezes escondera parte em seus relatos, apenas se protegera e suas amigas.Era preciso que nada falasse até que ele perguntara.
_ Minha Senhora. Mas a Igreja vos perseguem? Como podereis se defender , a França é defensora das atividades da Igreja, e não poderei nada fazer se o Padre nào concordar com esse acordo.
Maria com sua voz suave e serena disse:
_ Meu Senhor capitão, estaremos cuidando de vossos ferimentos, dores e mazelas, quereis dispensar esses cuidados?Jesus não curou tantos feridos nós ciganos temos um conhecimento milenar na arte de tratar as feridas, as dores de nosso povo, então porque não aceitar?Acreditamos na Santa imagem de Jesus Cristo e queremos ajudá-los, e necessitamos de nos proteger, por favor.
Sara com um ar vencedor nessa primeira negociaçào disse de forma generosa.
_ Capitão, nosso povo carece de proteção assim como suas feridas precisam de cuidado. Aliando-se a nós venceremos esta guerra contra os bárbaros , esses que nada possuem a nào ser a ambição.Nosso povo está agonizando e precisando de apoio, eu imploro a ti e dedicamos nossas vidas a vos atenderem.
Comovidos com essas palavras de Sara o Capitão Frederico manteve sua promessa de pensar sobre tudo aquilo que conversaram.
Todos ali soldados e servos ficaram magnetizados com a presença daquelas mulheres, ali não pareciam rainhas, mas eram em suas atitudes e em suas almas.
Saíram dali ao entardecer e estavam esperançosas com idéia de se aliarem aos franceses, numa guerra infundada mas que por alguns breve momentos, talvez meses ou anos, mas ao menos o Padre Amaro não poderia nada fazer com seus aliados na guerra, agora os ciganos de fato estavam se sentindo protegidos.
Messias estava anciosa para saber o que ocorrera com a conversa, já havia estado com seu senhor Ricardo e sabera ele que este estava a procura de sua mulher Maria, já Gustavo ainda tinha um ódio por Cristina mas ele já havia se conformado, contando que fique com seus bens nada faria, e tentava convencer Ricardo dessa mesma estratégica, a mulher fora escomungada pela igreja, só seria aceita novamente se pedisse clemência,e mesmo assim o padre Amaro já havia confidenciado seus planos maléficos para aquelas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário