quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Teodora - piscografia - página cinco


Teodora sempre fora uma criança muito diferente das outras crianças da Espanha, era sem dúvida uma criança especial e isso a perseguia em seu íntimo espírito milenar.
No convento as noviças evitavam o contato com Teodora e as suas amigas, os rumores já ultrapassavam os muros então os padres responsáveis pelo convento juntamente com as Madres Superioras resolveram fazer uma careação entre as amigas, as intrigas de Serena havia contaminado o convento com histórias mirabolantes e todos sem exceção acreditaram em tais histórias.
Madre Superiora Esperança adivertiu as amigas para que durante o interrogatório falassem o mínimo possível para evitar más interpretações e sempre falarem a mesma coisa evitando pensamentos dúbios entre os conselheiros .
Assim aconteceu. A assembléia aconteceu no anfiteatro do convento, e todas as quatro amigas sentadas a frente do conselho e das Madres Superiores inclusive a Madre Superiora Esperança. O contato entre as amigas e Madre Esperança sempre fora de forma discreta nas salas escuras do convento para que nenhuma noviça pudesse ver ou falar sobre a amizade entre elas.
O conselheiro padre Germano querendo a qualquer preço acusá-las de bruxaria fazia sempre perguntas que tentasse contradizê-las mas com as recomendações de Esperança nada pode fazer, ele com sua arrogância e malícia tentou separá-las a fim de fazer falsos documentos, mas Madre Superiora Esperança sempre justificava a união das quatro amigas por serem unidas e responsáveis uma pelas outras.
A Assembléia durou longas horas, as amigas ficaram sem se alimentarem durante horas pois era recomendações de padre Germano , alegava ele que com o corpo frágil a confissão seria mais rápida e assim terminaria o julgamento.
Teodora em seu íntimo acreditava que aquele interrogatório era ridículo, mas algo fez com que o conselho as julgassem como bruxas.
Sebastiana era filha de uma cigana que acabara sendo perseguida pela Santa Inquisição, Maria era filha de um açougueiro e Dulcinéa era apenas uma órfã que não conhecia outras histórias que as comprometessem. Por maior que fosse o esforço de salvá-las Madre Superiora esperança era sempre ofuscada pelo ódio de padre Germano.
As quatro amigas foram presas para serem julgadas pelos membros oficiais da Santa Igreja, logo seria certamente consideradas bruxas embora não tivessem nada de extraordinário para tais acusações.
Madre Superiora Esperança então se encontrando nas salas de castigo combinaram uma fuga para que elas pudessem fugir, mas Teodora acreditava que era preciso provar sua inocência assim como suas amigas.
Então combinaram assistir o julgamento, tentarem inocentarem e se fosse um julgamento justo poderiam viver em paz, mas Madre Esperança sabendo das articulações de padre Germano adivertiu-as para que ficassem preparadas para uma fuga pois a Igreja sempre que acusara nunca perdia um julgamento.
Assim fora, assim que se iniciou o julgamento nada puderam fazer, repetiam sempre as mesmas respostas mas nada era possível.
Os pais de Teodora chegaram para o julgamento tristes e sem nenhuma palavra que pudesse ajudar a filha, apenas assistiram em silêncio a sentença.
Assim que foram consideradas bruxas foram levadas as salas de castigos, mas Madre Esperança já havia fornecido todas as chaves possíveis do convento a elas , assim poderiam fugir sem muitos problemas.
Serena ao ver que foram acusadas de bruxaria deu uma risada sarcástica mas acabou reconhecendo que as suas intrigas estavam fazendo como que inocentes morressem nas fogueiras da Santa Inquisição,mas  mesmo com a consciência culpada não voltou atrás e acabou se matando de culpa dois dias depois da fuga.
Já se passava da meia-noite, hora em que todos já dormiam.As quatro amigas então partiram através dos corredores estreitos do convento,tudo que precisaria estava numa sacola deixada por Madre Esperança nos portões do convento, onde ninguém poderia suspeitar.
Teodora chorava de tristeza por deixar um lar que mesmo sendo um lar provisório fazia parte de sua história.
Assim que pegaram a sacola pesada, puderam seguir uma velha estrada não muito movimentada que dava as fronteiras da França, então, ao olharem para trás viram que era algo amedrontador saírem sem ao menos saberem para onde poderia ir.
Avistaram uma velha ponte e ali debaixo dela puderam dormir, embora a tensão evitava um sono tranquilo.
Amanheceu e as quatro oraram pelo dia que chegara e então abriram a sacola.Lá encontraram além da comida, a documentação de uma propriedade na Espanha em nome de Sebastiana , Maria , Dulcinéa e Teodora com as anotações de Madre Esperança dizendo que fossem para lá e que ao fim de qualquer confusão após a fuga que estaria lá assim que pudesse.
A jornada das quatro amigas se inicia e o destino das quatro amigas estaria selada pela bondade de Madre Superiora Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário