quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Teodora - psicografia - página seis


Teodora passara a noite pensativa sobre aquele julgamento que estremeceu seu coração, a partir daquele momento ela seria caçada como tantas outras pessoas , que morreram injustamente apenas por serem mais sensíveis ao mundo.
Teodora então pensara em ir até uma das propriedades de seus pais , ali poderiam dormir.
Todas estavam aflitas e perdidas em seus pensamentos, e foram embora dali já que a ponte era próxima ao convento.
Andaram durante horas e chegaram a uma pequena igreja num vilarejo, oraram e se deitaram ao pé de uma árvore.
As pessoas observavam mas nada perguntavam , afinal , as roupas eram de noviças , atraindo diversos olhares.
Percebendo que as pessoas estavam as observando se trocaram e logo foram embora, depois de algumas horas caminhando chegaram a propriedade de seus pais.
Ao chegarem Teodora se apresentou e foram logo bem recebidas, ao longo do dia conversavam com os empregados, arrumaram as camas para descansarem quando os pais de Teodora chegaram.
Teodora esperava uma reação mais agressiva mas ao verem comovidos com a sua ida até lá, se emocionaram , se abraçaram e conversaram durante horas. As quatro meninas ficariam na propriedade deles até que resolvessem como resolver tais problemas sem que prejudicassem eles e seus empregados.
A noite tudo parecia calmo, sem grande problemas, a criadagem já se acostumaram com a presença das meninas.
Ficaram ali durantes alguns dias, e quase não se ouviram falar a fuga das noviças.
A vida parecia tomar um bom rumo, as pessoas já estavam indo e vindo sem notarem as meninas como pessoas diferentes ao lugar.
Pareciam ter esquecido do que aconteceu no convento.
Ali permaneceram durante alguns meses.
Teodora pedira para que uma empregada fosse até o convento avisar Madre Esperança que estaria ali, mas acabara descobrindo a marte inesperada de Esperança, fora uma comoção total, as meninas a tinham como um anjo protetor e agora se sentiam abandonadas e sem rumo.
Os pais de Teodora então se propuseram a levá-las a propriedade de Madre Esperança e assim fizeram.
Foram dias de viagem, o cansaço já estava deixando todos com uma certa irritabilidade mas seguiram o caminho como haviam programado antes.
As chegarem encontraram a casa em ruínas , as árvores impediam a visão da casa e de toda a propriedade, ao saberem que Madre Esperança havia morrido os empregados perderam o entusiasmo, mas como sabiam da presença das meninas ficaram atentas as novas proprietárias.
Os pais de Teodora seguros que encontraram uma saída para a filha partiram prometendo voltar.
Os dias foram passando sem muitas preocupações. Os empregados se animaram com as gentilezas e bondades daquelas meninas que a Madre Esperança tanto falava.
A vida ali fazia sentido , pareciam ter esquecido do julgamento mas algo inesperado estava para acontecer.
Se passaram anos e as meninas começaram a sentir necessidade de fazerem algo que pudessem ajudar aos empregados tornando-os também donos da propriedade já que trabalhavam ali a tantos anos.
Um dia de inverno uma visita inesperada. era Tiago, um amigo estimado de Sebastiana e Maria. A vida tornara mais útil e Tiago ficara feliz ao encontrar a velha amiga. Tiago era filho que uma cigana  e um soldado que foram mortos na Santa inquisição, eram amigos, e confidenciavam histórias de amor e de resignação.
Todos trabalhavam num bem comum, mas depois da vinda de Tiago os empregados ficavam apreensivos, porque por ser filhos de ciganas, Sebastiana e Tiago eram alvo de muita especulação e os vizinhos certamente começariam a observá-los com mais firmeza e desconfiança.
O tempo foi passando e as  suspeitas dos empregados se confirmavam, os vizinhos estavam curiosos.Então para não terem problemas com os vizinhos passaram a frequentar a igreja e se ajustarem no lugar.
A Espanha era um pais onde a vida cigana era sempre questionável além de um povo que sofria muito com o preconceito e perseguições. A história do incêndio do acampamento nunca fora tão vivente, as pessoas de bem nunca se esqueceram de tal fato, os mais radicais nem tocavam no assunto escondendo a culpa.
Com o passar do tempo as pessoas já se acostumavam com os jovens religiosos. A vila tomava conhecimento das meninas e do rapaz bondosos que distribuíam pão aos famintos e que ajudavam os empregados, mas nada os faziam suspeitar já que a antiga proprietária era Madre Esperança.
Teodora sentia falta dos livros, das figuras  e da arte.
Teodora era agora uma mulher bastante geniosa e cheia de pensamentos,queria mais além daquele sítio, gostava dali , da caridade e da cordialidade das pessoas, mas algo lhe fazia pensar o que vinha além, o que lhe esperava no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário