segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

A violência invisível contra a mulher!!!

 


Estamos falando sobre algo que compartilhamos umas com as outras e as vezes nem isso.

Quando uma mulher sofre uma violência , ela em si não é sentida tão profundamente a não ser pela própria vítima.

Quantas de nós nos calamos diante da violência?

Não é nenhum segredo que nós mulheres nos sentimos culpadas pela própria violência que sofremos, esse ato de introspecção é um ato comum, é um ato que aprendemos desde que nos reconhecemos como mulheres.

Lendo e refletindo sobre a história das mulheres pensamos que já superamos boa parte de nossas lutas, mas isso é apenas uma ilusão, a luta maior é compartilhar e mudar esse ciclo de violência.

A violência contra a mulher é uma violência invisível porque ela só se torna visível quando nós expomos ela, quando denunciamos ela, quando compartilhamos esse sentimento profundo de imobilidade.

Não é uma tarefa fácil para nós feministas que lutamos por todas nós, porque estamos vivendo por gerações, por milênios uma opressão, uma repressão e suprimimos tudo isso, enfim, aprendemos a oprimir, a reprimir e a suprimir, é um ciclo vicioso da qual é podemos sair a partir do autoconhecimento e luta constante.

Aprendemos a entender a história da mulher não de uma forma livre, mas de uma forma contida, vívida e só conhecemos a real história quando nos deparamos com historiadoras que lutaram contra a apropriação dessa história que foram contadas pelos opressores, os livros de histórias apenas relatam parte mínima dessa história e reproduzimos isso através de  uma educação patriarcal porque só conhecemos esse sistema, portanto, é preciso nos apoderarmos das verdades que tantas mulheres viveram, e só conseguimos através de pensadoras e historiadoras mulheres, porque estas, querem conhecer de fato essa história.

Foi uma violência velada e institucionalizada por muitos anos, para não dizer milênios, então , o genocídio contra as mulheres foi retratada apenas de maneira tímida, e não como de fato foi.

Ainda a violência contra a mulher é invisível porque nos calamos, nos culpamos pela violência não or opção mas por medo e principalmente porque aprendemos a nos culpar pela nossa sexualidade, pela nossa inteligência , pelas nossas emoções sentidas, enfim, somos culpadas pela nossa existência? Não , não somos culpadas por sermos quem somos, não somos culpadas pela violência do agressõr, porque as vítimas somos nós, e não podemos deixar que essa invisibilidade continue.

Só se torna visível a violência contra a mulher quando denunciamos ela, não é apenas a violência física que estamos falando, é uma violência generalizada e que se estende a todas nós.

É a violência contra as mulheres, contra trans, conta as crianças, idosos, esse ciclo de violência é uma forma de consolidar o que é imoral e indígno, e devemos sim expor o que estamos vivendo só assim podemos conhecer de fato a verdade sobre a nossa história, a nossa humanidade deixa de ser violenta quando o nosso poder pessoal sobressai aos que querem manter em segredo o que nos fazem perder a vida, perder a nossa própria humanidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário