segunda-feira, 11 de maio de 2020

Pandemia! Eu preciso respirar!!!


Depois de um longo período sem escrever, parece que as palavras fugiram e fiquei esperando as ideias surgirem, mas a única coisa que estava em mim  e que nunca fugiu foi a intensidade de meus pensamentos voltados a tentar ajudar .
Parece que não só parou o mundo nessa pandemia, parou o bom senso de algumas pessoas, parou o minuto de reflexão para outras, mas graças a Deus, algumas pessoas não se esqueceram das outras pessoas, algumas simplesmente desapareceram enquanto outras não se esqueceram da palavra fraternidade.
Sabe aquele instante em que a ficha cai?
Para mim a espiritualidade veio ainda mais forte, veio uma chuva de pensamentos bons com outras milhares de orações que cada dia vou inventando, aprendi que algumas pessoas nunca mudam, enquanto outras vão me surpreendendo como um novo sabor de sorvete, o tempo passou a andar num ritmo muito louco, uns dias parece que o tempo parou mas tem dias que o relógio anda na velocidade da luz, estranho... muito estranho.
A política continua nos pregando peças, um presidente que mais parece um personagem de filmes de terror, esquecendo que pandemia não é um jogo de política mas uma questão de vida e morte.
Vendo milhares de pessoas morrendo, se tornando números esquecidos por alguns me deixou constrangida e sem palavras, a palavra solidariedade passou a ser comum e isso me abriu alguns sorrisos, e entendam... me senti envergonhada por estar apenas em oração e constante meditação, porque eu queria fazer muito mais.
Agora tenho cinco filhos, cinco pequenas almas que eu tenho o dever de educar, e em meio de tantos detalhes comecei a perceber que os não-acasos virão grandes histórias que ainda não pude escutar,mas com o tempo a gente percebe que o ficar em casa salva vidas e simplesmente estou fazendo o que eu tenho que fazer.
E a sua ficha já caiu?
Estamos passando por uma transformação planetária gigantesca que inúmeras pessoas conseguem perceber e se despertam como alguém que se desperta de um sonho longo e confuso.
Não se pode parar o tempo e podemos viver sem grandes sustos mas é preciso agora refletir, filosofar e calar o coração para poder ouvir o que antes ficavam escondidos nos pensamentos estressantes do dia a a dia, não que não seja estressante ficar em casa, mas esse momento de ficar em casa é sem dúvida tempo de conviver com seu próximo pensando na vida que temos e como iremos viver daqui para frente.
Pensemos em todos nós, em sermos um só... cada um depende de cada um , temos agora a responsabilidade de sermos humanos, mais humanos e sermos mais humanos significa sermos solidários e reflexivos sobre os nossos atos de hoje para as consequências de amanhã.
Não é apenas um slogan , é uma frase de ordem para quem quer permanecer vivo...
Uma pandemia, é uma pandemia,não é uma vivência remota, é a realidade de hoje que merece consciência.
Vamos pensar em nossos filhos, netos e bisnetos...quem seremos nós para eles se colocarmos em risco as nossas vidas por negligência e descaso com o outro?
Os nossos heróis não são apenas os médicos, enfermeiros, os heróis são todos aqueles que estão empenhados em salvar vidas e cuidar para que todos fiquem bem, não tem asas, não tem capas voadoras , não tem super poderes, nossos heróis são os que sentem-se corajosos para serem solidários com os outros, esses são heróis... os que vivem para cuidar dos outros.
Eu preciso respirar o ar da razão  quando vejo as pessoas andando pelas ruas se esquecendo de que há milhares de pessoas precisando de ar...um ar puro longe do nosso atual CTI de nossa  saúde pública do Brasil.
Não estamos respirando , estamos sufocados por um presidente que não caiu a ficha da atual condição miserável em que nos encontramos... e vai demorar muito para seu despertar... e outros caminham de mãos dadas com ele como se a razão estivessem ao seu lado... que razão?
Eu não quero perder o ar tentando convencer ninguém que o melhor caminho é parar com esse ódio e essa nostalgia de tempos de ditadura, vivemos tempos difíceis em que os políticos se auto afirmam honestos e se vendem no quinto dia útil do mês...e pior... dão chilique porque uns estão mais populares e brigam com os jornalistas porque estes não puxam saco... esse é nossa situação atual...síndrome do zumbi... falta razão e ainda tenta comer o cérebro do outro porque ele mesmo não consegue pensar... e sai a caça de quem ainda consegue ter um pouco de razão e consciência... enfim... oremos pelo nosso país... não precisamos sermos patriotas, precisamos ser universalistas, porque pensar e ser solidário com outro independente de quem são, onde moram e como vivem é pensar como ser humano, é  consciência, é digno e amoroso... porque não há fronteiras para quem tende em amar ao próximo, amor a Terra, amor aos nossos irmãos... isso é ser universalistas... é ser pacífico.
Oremos por todos nós... os que ficam e os que se vão... e pelos que ainda não caíram na real de que o mundo se transforma com a dor e que sejamos solidários e tenhamos compaixão pelo outro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário