quinta-feira, 14 de maio de 2020

Fazer o bem do jeitinho que a gente pode...


Compaixão: Palavrinha tão gostosa de falar e de ouvir, talvez não estejamos familiarizados com ela, mas é sem dúvida uma palavra de ordem da qual devemos vivenciá-la.
Quantas pessoas precisam de nós? Já pararam para pensar nisso?
Eu não sei mas acredito que empatia é com certeza algo que devemos compartilhar.
Há muito tempo atrás conheci uma pessoa muito boa, aquela vizinha que sempre foi muito solícita mas infelizmente esta vive um drama pelo qual inúmeras pessoas desconheciam, seu marido e filho a maltratava e agrediam fisicamente e verbalmente, por muitas vezes propus ajudá-la aconselhando entre muitas outras coisas, mas não adiantou muito, ela continua sofrendo e vivendo esse terror psicológico.
Muitas pessoas irão dizer : Essa mulher gosta de apanhar e se vendeu... eu também já ouvi isso muitas vezes por conhecidos e familiares, mas essas pessoas desconhecem seus sentimentos, aflições e medos, portanto precisamos ter compaixão e empatia, quem somos nós para julgar atitudes alheias?
Sim... é uma situação triste, mas inúmeras pessoas estão passando por isso, e o que devemos fazer?
Apoiá-las sempre independente de suas decisões, é preciso abraçá-las com carinho e ajudar da melhor forma possível e não simplesmente virar as costas, pare e escute, não custa nada...a melhor solução virá depois... se caso achar necessário chame a polícia mas esteja ciente da situação sem constranger a  pessoa... já é muito triste viver uma violência doméstica... é necessário um trabalho psicológico, essa mulher precisa estar mais confiante e perceber que ela consegue superar as dificuldades que virão...
Muitas mulheres passaram por isso e hoje podem falar a respeito , outras nem tanto , o importante é acolher e ajudar seja qual situação for... cada um com seus problemas mas se você puder ajudar, porque não?
Os nossos sentimentos são nossos, as nossas escolhas também, não podemos assumir o karma do outro, mas ajudar é um dever de todos...
Não existe sentimento mais nobre do que o amor, este vem com outras muitas atitudes nobres e assim o amor irá se multiplicando, não existe receita para a felicidade, mas existe um caminho a seguir e esse caminho se chama o bem fazer, ninguém será infeliz por ajudar, ninguém se entristece fazendo o bem , ajudar é contagiante e que faz bem a todos, portanto, quem puder e sentir a caridade chamando, não temas as dificuldades, o amor irá encontrar o seu caminho.
Cada um ajuda no que pode,não existe boa ação sem sorrisos e cada boa ação trás outras boas ações e assim as pessoas que compartilham os mesmos sentimentos se agrupam formando uma bela corrente do bem...
É preciso compartilhar o bem, não se sinta envergonhado por fazer pouco, qualquer pouco também é bom, o problema é não fazer nada... muitas vezes chorei por achar que não estava fazendo nada, coloquei muitos obstáculos na minha mente travando meus sentimentos e atitudes, hoje eu vejo que fiz o que pude dentro das minhas possibilidades, exigimos muito de nós mesmos porque temos certeza que conseguimos fazer muito mais, mas devemos também pensar que tudo tem seu tempo e que as coisas acontecem no momento que precisam acontecer...
Não podemos esquecer que a vida é uma grande prova da qual passamos ou repetimos de ano, as nossas atitudes vão definir as ações futuras, então sejamos fortes e firmes em nossos ideais, tudo tem seu tempo... e só o fato de ouvir alguém já ajuda... então vamos seguir agindo com pequenos passos, e a cada passo conseguimos caminhar longas estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário