quinta-feira, 15 de outubro de 2009

UM GÊNIO ESTRANHO - PÁGINA DOIS


Vanessa estava indo bem em sua vida pacata e tinha planos de conhecer Isaac, ela tinha uma estranha ligação com ele, queria sua pinião sobre seus escritos, o fim de uma guerra fizera da Europa mais mansa embora a inquisição parecia não ter fim, as nossas personagens estavam ligadas entre si. Antônio adoecera e isso causou muita tristeza em Vanessa, esta então escreveu uma carta ao Isaac , algo lhe intuía a isso e assim foi feito.
Vanessa era uma cientista inata, pois sua curiosidade a fizera perceber muitas coisas no céu, Galileu era seu pai,era para ela um guia, havia lido suas obras, o considerava alguém genial e com ele aprendeu a desvendar os mistérios das estrelas, este fora morto e ela fora sempre a sua primeira fã.Seguiu sua vida ao lado do seu marido prestes a morrer de uma doença enigmática, ali esteve até seus últimos dias, foi quando recebeu uma correspondência do então Isaac, ele a escrevera brilhantemente bem e prometera sempre ler seus escritos e ali dizer suas sinceras opiniões, mas esta escrevera em nome de David Brown, e não Vanessa Stuart.Assim foram meses de correspondência, então Vanessa decidira ir até Londres, mas ficara com receio de encontrá-lo , então escrevera a Isaac e desse a verdade sem muito rodeio, este se encantara com ela.Agora viúva Vanessa passara a vender seus escritos sempre em nome de David, ninguém suspeitava mesmo que fosse algo comum na Inglaterra.
A vida agora estava tranquila, seu coração pertencera sempre ao seu marido e agora viúva se sentira só, Isaac tornara um grande amigo e este lhe agradava com escritos um tanto estranhos sobre o mundo que esta nunca pensara existir.E essas correspondência duraram muitos anos até que um dia pudessem se encontrar.
Todas as tardes ficava ali olhando as estrelas e o céu azul anil, lia e relia os escritos de Vanessa que agora tornou-se uma noveleira por causa de seus escritos para o teatro de folhetos, a vida de ambos eram corriqueirass, muitas mulheres se admiravam por Isaac mas seu coração se encantara com Vanessa, era uma mulher diferentes das outras que ele conhecia, se encantara com suas poesias, com suas idéias maravilhosas sobre o espaço.
Isaac estava estudando uma nova teoria , era como se fosse uma continualidade, mas esperançoso em dar ao mundo uma nova idéia de existência, facava distante quando se encontrava junto a natureza, seus olhos ficavam inundados de uma energia incomum, tinha em Galileu uma admiração um tanto enigmática para ele, por possuirem as idéias comuns, este tinha seu retrato no quadro pintado por sua prima, que muito lhe apreciara, por ele tinha uma paixão adormecida, ela pintava em segredo , pois mulheres atuantes assim era difícil se casarem, muitas mulheres se escondiam em suas casas com suas idéias consideradas malucas, mas na verdade estavam se protegendo da ignorância da Igreja as tornando bruxas.
Vanessa também se encantara por plantas, era uma verdadeira botânica, ela apreciara com muita clareza a vida das plantas, colhia os frutos pensando em como seria sua curta vida, para ela assim como ela tinha vida, fora criada num convento , pois seus pais muito eram temerosos, entào a colocara numa escola para que fosse educada com muita rigidez para que ninguém fosse suspeitar de uma moça assim embora fosse bastante rebelde, saira da escola para se casar com Antônio, e assim fizera até sua morte.
Desde de muito jovem Isaac demostrava estranho comportamento, era muito curioso e vivia encima das árvores, se deliciava com as pedras, plantas, misturava algumas substâncias procurando qualquer reação, sempre fora um aluno brilhante e sensato, sempre questionara sobre tudo , chegou a um ponto do professor expulsá-lo de sala de aula por questionar a existência de Deus e das estrelas, aprendera desde cedo a pensar antes de falar qualquer coisa, e sabia ouvir, quando se aborrecia com algo, ficava num canto pensando no que ocorrera, fora criado por seus tios desde muito cedo, seus pais morreram quando ainda era jovem, era complicado falar sobre isso pois sentira uma dor incomum a esse respeito, nascera prematuro e sua mãe morrera em seguida, seu pai ficara muito transtornado, vivera sem muito luxo mas teve uma infância feliz ao lado de sua prima Elizabete, mulher de temperamento forte, era uma artista contida, os dois tivera um romance infantil mas nada que comprometesse a vida dos dois, mantiveram sua amizade e amor.
Vanessa fora sempre uma mulher tempestiva, questionadora e impulsiva, seu marido a admirava pois a ele ajudou em muitas questões políticas, em até alguns discursos, manteram suas vidas em harmonia, não tivera filhos apenas abandonara a idéia.
A França vivera tempos sombrios, em muitas ocasiões ia a França estudar com outros tantos amigos de pesquisas, havia uma biblioteca em que poderia entrar em qualquer momento, pertencia a um padre francês, este mantinha uma correspondência com ele, por possuir vasto conhecimento da vida das estrelas,o padre chamara João, e estava velho e aqueles encontros com Isaac lhe agradavam muito.
Inglaterra e frança tinha laços estreitos embora com guerras constantes chegaram ao ponto de perceberem que um dependia do outro, a França era um país de muitos conhecimentos, era o berço de muitos estudos científicos que encantava Isaac.
Isaac era conhecido por seus escritos parecidos com o de Galileu, era tào parecidos que muitos o acusaram de plágio, Isaac não se importava muito com isso, era um grande aprendiz e muito estudioso, muitos os achava estranho, quieto e observador, olhavam para ele e se sentiam nús quando seus olhos miúdos os observavam.Era um homem rubusto e muito atencioso mas não era de muita conversa, gostava de conversas que podiam lhe ensinar algo, sempre rodeado de mulheres nunca se envolveu com ninguém pois nunca saíra de seu foco, que era unicamente a ciência, até conhecer Vanessa, uma mulher intrigante que sempre incentivava aos estudos e se interessava por seus escritos.Um dia resolveram enfim se encontrarem, os dois anciosos com o encontro, ele por conhecer uma mulher inteligente e ela por encontrar um homem igualmente inteligente, mas seus coração igualmente transmitiam uma luz e uma energia que lhe eram idênticas, tinham um sentimento em comum, eram almas afins e isso era notório.Ela era sua grande incentivadora, entendia perfeitamente as suas conversas com os seres que frequentemente o encontrava, este era um segredo de ambos, ninguém mais além deles.

Um comentário:

  1. Estou encantado!!!! Ainda é cedo para fazer comentário preciso más... Engraçado e curioso essa sua capacidade de escrever histórias parecidas com as nossas não? Minha adorável cientista!!! Mulher das letras e do teatro, você é!!! mulher de político, você foi e é!!! mulher cientista você foi e está começando a voltar à ser, incentivando o cientista!!! Aí tem viu??? Vamos aguardar...

    ResponderExcluir