terça-feira, 6 de outubro de 2009

As mulheres da minha vida- página dezesseis


Sara se despedira do filho aos prantos, sentira que algo podiam os separar, e não seria a internação de sues pupilos numa escola interna, isso a assustara então saiu a galope encarar seu destino.
Sara cavalgou toda Paris em busca do General,procurou na casa de amigos, em todos os becos possíveis. Ele havia sofridos muitos golpes na cabeça e estava desacordado, Sara sentia um tremor incomum, rezara todo o momento, pensava em seus filhos, em seu General em todo o acampamento, as memórias vinham como se fossem idéias no vento, e ela sofria com isso.Pensou intensamente em seu General e em numa força incomum que pudesse leva-la até ele como aprendera com seu pai enquanto menina, e isto fizera.
Seu coração pulsava num compasso rápido e estranho, chorava em confronto com a chuva que caia naquela noite que se estendeu na madrugada, nos becos estavam prostitutas, assassinos e indigentes. Seu choro fez-se sentir no coração de Frederico que acordara a chamando pelo nome.A morte lhe viera a cabeça muitoas vezes e a ausência de seu filho e sua mulher o fazia chorar. O Padre Amaro sorrindo disse a este que parasse pois nada iria adiantar.Na manhã seguinte Danton seria morto na guilhotina e este provavelemente no entardecer.O coração amargo e vingativo do padre estava preso aos trevosos de outrora quando este julgava em iguaria nosso Santo Mestre Jesus.Novamente estava ali, um senhor da lei atacando com suas armas outro que por suas mãos seria morto, nas mãos desse vingativo padre passara muitas vidas alguns inocentes e outro não, mas a justiça divina nos ensina a perdoar.Muitos seres das trevas ali se alimentavam do sangue que jorrava pelos rrios de Paris, muitas viúvas e orfãos, clamavam pela paz, o General seria mais um que lutara pela liberdade pois outrora fora um perseguidor e dono de muitos escravos.Quando o sol começava a se fazer aparecer Sara estava cansada e não encontrara seu General, então armou-se de coragem e procurou o parlamento pois ali seria o único lugar que não fora. Ali discursou em favor de nossos heróis da revolução que estendia e nada indicara que iria acabar.Nesta ocasião alguns parlamentares a prendeu levando-a para uma torre onde outras mulheres esperavam julgamento.lá encontrou-se uma menina com seus 13 anos, a julgara como bruxa mas nada fazia a não ser medicamentos com as ervas do quintal,ali ticeram uma longa conversa, do outro lado encontrava-se General este estava sangrando por causa dos ferimentos trazidos deste o acampamento, ali este encontrara com Danton que chorava as armaguras do passado e a esperança de que poderia se tornar Paris depois da revolução, seus panfletos eram muito famosos, ali tivera muitas idéias do alto para uma nação gloriosa em busca da paz, mas o alto há muitas razões sobre a guerra que não podeis saber.Eram os dois amigos de infância clamando pela vida mas que estava próximo de um fim que seria trágico.
Sara rezara pelos seus filhos que deixara aos cuidados do Padre joão, ali seria protegidos, as mulheres da Aldeia saberiam o que fazer na ausência dela.Então o padre Amaro aparecera em sua cela, olhou firme em seus olhos e disse a ele com a audácia e com a inteira convicção de que estava a falar, tinha a confiança e a autoridade de uma rainha.
_ Padre Amaro, vinde a mim com que propósito de matar o seu orgulho , já que não pertence a ti a verdade e a dignidade de um homem santo? Queres me ver morta, aqui estou em suas mãos, tens medo de que as mortes que fores causador Deus não possa te perdoar?Sabes que a mim pode tira a vida e você terá a alma salva? A morte de Ester ainda carrega em suas veias, ser abastardo te fere o peito?Tenhas a certeza que com o fim da minha vida não acaba com seu castigo.És um padre doente, mau, Deus o pedoará por sua blasfêmia? Quem es tu para me julgar? Podes me queimar com a fogueira mais alta, mas nunca terá a alma limpa pelo sangue que fizera escorrer, meu povo fora massacrados pelas suas màos sujas e porcas.Poderá fazer o que quiser mas a sua salvação não é comprada pelas suas moedas.
_ Cale a boca, bruxa, tu serás queimada ao lado de seu amado , será prova de que tu não é tào poderosa como Paris achava.Depois de ti as suas amigas serão as próximas e finda essa minha busca pela justiça.
_ Justiça? O que sabeis sobre isso, tu não aceitas que é apenas um homem, quisera ser santo?Onde está a sua santidade?
_ Sua cigana maldita, a matarei como fiz ao teu pai.
_ Não diga isso, a sua mente doente não mata a minha alma.
_ Maldita Bruxa!!! Jure e peça clemência a mim.
_ Nunca, um padre assassino, porque pediria clemência ao assassino de meu pai.
_ Você é insulente e vadia, tu merece as chamas de Cristo queimando seu corpo vivo.
_ Que ele venha me buscar e me coroe.
_ Sua bruxa!!! Blasfêmia!!!!Tu achas que és rainha, maldita mulher.
_ Palavras feias para um padre , vindo do Senhor nada posso esperar.
Então o padre injuriado chama o soldado ali e pede que ele a bata como faziam os romanos.O soldado a conhecendo fico com os olhos lagrimejados, pois aquela mulher já lhe dera dinheiro para que lutasse ao teu lado, mas não era o suficiente para cuidar de sua família, ficou envergonhado dquela situação, muitos soldados eram comprados entre eles aquele que estava ali, o dinheiro falava alto ao coração, o padre percebendo a reação estranha o questionou e este mesmo soldao arrancou suas roupas e ali dera muitas chicotadas, passando das vinte ele parou e chorou ao lado de Sara pedindo desculpas.
_ Não se preocupe, a minha famílis também merece respeito.
O padre Amaro a deixara ali sangrando, o soldado saiu e pediria que alguém a limpasse e cuidasse de seus ferimentos mas o padre e os outros soldados nada fizeram além de zombarem dela e chamando-a de bruxa.Ficara ali deitada ao lado de uma menina que também morreria nas fogueiras da inquisição, Sara chamara pela alma de seu pai, que ali presenciara aquela mulher da Aldeia chorando e pedindo a Deus clemência, arrependida das coisas que fizera , e pedia proteção ao seu filho Thiago e suas pupilas Mercedes e Sebastiana.Ali mesmo adormecera e seu corpo astral fora visitar seu amado general preso nas torres fédicas de Paris.Este ali deitado ao lado de seu amigo chorou por tudo e por todos, arrependido por muitas coisas, pelas mortes que tivera nas guerras,nos prisioneiros de guerra, e Deus atendera seu pedido e adormecera.
Sara e o General se encontraram num sonho de amor, estavam ali se despedindo da vida e preocupados pelo filho que deixara na Terra, ali prometeram que o amor seria infinito e que novamente se encontrariam. Acordaram daquele sonho.
Sebastina , Mercedes e Thiago se reuniram com Cristina, Maria, Estela e Matilda a fim de agirem o quanto antes, então se despediram, o menino chorou a falta da mãe, as amigas choraram pois sabiam que ela não voltaria e que agora deviam pensar rapidamente e salvar-se .O padre João os chamara e os deixaram na Igreja, aos cuidados de Frederico deixara pronto a estadia das crianças num mosteiro próximo a Paris para que se educassem e assim fizeram.A despedida foi longa e dolorosa, Messias estava distante, pensara em Sara a sua filha amada morreria na fogueira para salvar o seeu povo e seu amado agora deveria proteger todos ali com a graça do Senhor Jesus Cristo.
As mulheres da Aldeia se reuniram e alertaram o povo cigano que já se preparavam para fugir, voltariam até aquela casa no meio do caminho e esperariam que a situação e os ânimos se acalmassem, e assim fizeram.
A praça estava cheia , a manhã fora triste pois Danton fora morto ali, alguns aplaudiram a sua morte outros ficaram inconsoláveis, mulheres choravam a sua morte, pois era um homem de bem.
Naquela tarde uma grande fogueira estava a ser construída, todos já tinham conhecimento do julgamento este que foram considerados culpados por traição e por bruxaria.Algumas pessoas estavam eufóricas, aquele ambiente de guerra aterrorizava alguns, outros de alegravam pois o ambiente estava infestado de trevosos, de seres horrendos que se alimentavam daquilo como verdadeiros vampiros.
Eram três da tarde quando os prisioneiros foram ali apresentados ao público, neste dia o padre Amaro fizera questão de anunciar o seu feito de queimar uma bruxa a vista dos franceses, fizera ele um discurso e Sara fora entregue aos soldados.Neste mesmo instante fora anunciado a presença do General, algumas pessoas gritaram desesperadamente por ele, pois o admiravam outros simplesmente o chamara de traidor, eram duas correntes ali que se gladiavam.
Amarrada num poste de madeira, Sara fora presa, seu pai ali tudo vira e sentira, chorava também pela filha e por seu genro amado.Assim que começaram a queima-la o padre Amaro fizera questão que o General a visse queimando. O general chorava e pedia clemência por ela,mas faltou-lhe a voz. Sara gritava pelo nome do General e dizia que seria feita a justiça, ali fazia profecias e todos ali ficaram admirados com as suas palavras em meio de sua dor física e também moral, ali arrependera por tudo que havia praticado em sua existência , pelo mal que causara a muitas pessoas, muitas mulheres choraram com ela e seus corações também morriam ali, pois muitas a admiravam por sua força diante de muitos homens , era ali um ato de coragem.Seu último suspiro seria um alívio e a alegria de reencontrar seu pai.
O General estava inconsolável, chorou diante daquela multidão o amor que tinha por aquela cigana singular e altiva, tivera muitos momentos bons.O General olhou para o céu, e num ato de muita coragem juro que se faria justiça e que aquela nação seria liberta, assim como Danton o General morrera na guilhotina, estaria ali o fim de algumas provas e de uma dívida que ali findara, as duas almas ainda carregadas de dívidas naquela morte trágica pagara apenas uma parcela mas apartir dali seria o começo de uma outra história.

Um comentário:

  1. Não consigo parar de chorar...Quanta maldade, quanta injustiça!!!! Meu Deus!!!! Nada se compara à tantas atrocidades!!! Felizmente, Deus, misericordioso, nos concedeu e nos concede sempre múltiplas idas e vindas, afim de que possamos reparar nossos erros do passado!!! Sempre me ví vestido nesta farda azul. Amei o beijo na viela!!! Foi assim mesmo!!! O Thiago,tive uma intuição hoje: Ele foi o próprio Apóstolo Thiago, que tú vistes vechio, e con barbas. Ele foi fratello legítimo, do divino mestre Jesus Christ, e, per tutto isto, seguia o Mestre Divino en segredo.

    ResponderExcluir