terça-feira, 5 de abril de 2011

Educar nossos filhos...uma caminhada longa...


Educação de nossos filhos... cada um é um...
A nossa vida familiar nos dá garantia da vida saudável de nossos filhos.
Todos nós temos as nossas dificuldades, ninguém é melhor do que o outro, só alguns aproveitam melhor as oportunidades.
Ser pai ou ser mãe não tem uma receita ,podemos seguir alguns conselhos , podemos até seguir modelos, mas cada um tem a sua filisofia de vida.
Hoje eu tive uma lição grandiosa, ser ousada...precisamos sermos ousados...e isso é uma verdade...Quantas pessoas hoje seguem a risca uma lição e não se arriscam, perdem a chance de aprender de uma forma inesperada... é como os nossos sonhos...quem não se arrisca a realizá-los dificilmente vai se felicitar pela conquista, apenas se frustrará por não ter tentado de uma outra maneira a melhor forma de viver...
Na vida as coisas nem sempre saem da forma que esperamos, e não podemos nos frustrar por isso, porque a gente não sabe o que vai ser o amanhã,podemos prever algumas coisas conforme as nossas ações planejadas ou não, mas sempre depende das nossas escolhas.
Filhos são como os nossos tesouros, os encontramos e tentamos fazer desses tesouros ainda mais valiosos, é como a parábola dos talentos... nós ajudamos os nossos filhos a se desenvolverem, a se conhecerem e a se aprimorarem...eles estão sob a nossa responsabilidade e sendo assim, nos sentimos bem por isso, embora a responsabilidade seja gigantesca.
As nossas ações podem virar modelos para algumas pessoas, exemplos podem ser belos conselhos, todos nós podemos ser heróis para os nossos filhos mas há casos em que se transformam em grandes vilões, quando não são bons exemplos mas más influências.
Não podemos fechar os olhos para os nossos filhos, há momentos em que devemos corrigir, pedir desculpas e desculpar, faz parte do nosso aprendizado, o orgulho também se aprende em casa...quando ensinamos aos nossos filhos a não se desculpar, a culpar os outros pelas suas falhas entre outras coisas...os nossos filhos nos copiam e já imaginaram nos copiar justamente quando falhamos?
Não é uma tarefa fácil  ser pai ou ser mãe, nunca disseram que seria fácil,mas quantas vezes já ouvimos sobre a alegria de ser ?
Mas apesar de todas as nossas possíveis falhas ou nossa glória , é bom demais poder ver o rostinho de nossos filhos conquistar algo, ver a sua alegria , sua tristeza, as suas superações , o seu crescimento...
Não importa quanto tempo dure as nossas ansiedades, mas que seja eterna a nossa busca pela felicidade,ninguém cresce sem as tribulações, ninguém cresce num passe de mágica, mas se no final de nossos dias agradecermos  a alegria de ver as nossas crianças já maduras e dígnas ...que bom... a nossa missão foi cumprida.

Um comentário:

  1. Querida amiga,tentamos sempre fazer o melhor, em alguns casos não é o suficiente, mas temos que persistir e fazer o melhor. Beijocas

    ResponderExcluir