segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Rose Marie Muraro , Conceição Evaristo e eu !!!



 Sabe aquelas mulheres que conhecemos a partir de uma biografia e que nós intimamente queria ter a honra de tê-las conhecido ?

Rose Marie Muraro é uma dessas mulheres, lendo uma biografia enpolgante me vejo me redescobrindo, e me transformando.

O feminismo está me transformando, antes, como a própria Rose diz " feminista por intuição" hoje me vejo com mais embasamento teórico e também  numa fase de bastante profundidade.

Nós temos as nossas histórias particulares que nos mantém próximas ou distantes de muitas outras mulheres, enquanto algumas se tornam manipuladas, portanto, manipuladores de um sistema de opressão de forma hipócrita no quesito feminismo, nós que queremos ser quem somos por quem somos, não se sujeitam às palavras apenas de auto-confiança, nós queremos mais.

Num mundo globalizado, a pauta feminista está em voga por modismo em poucos aspectos já que algumas mulheres sabem poucos sobre a própria história feminina, eu era assim,mas em contrapartida, conhecemos mulheres incríveis e cheias de ideais das quais nos foratelecem, e isso é magnífico.

Aprendemos com outras mulheres, a medida que me aprofundo no movimento feminista e sinto motivada a querer mais, a querer ser bem mais do que a mãe de cinco filhos.

O blog me serviu de consolo, de terapia e me fez sentir uma mulher ativa, mas agora, diante de tanto conhecimento, venho a me sentir bem mais, estou me sentindo uma mulher plena.

Estudo sobre espiritualidade há muito tempo e venho aprendendo ainda mais sobre diversos assuntos, e ao me engajar na publicação do meu livro infantil sobre a violência doméstica , eu me descobri muito mais do que eu pensava, mas eu sei que posso muito mais.

Ela também é mãe de cinco, também se empolga com suas próprias histórias e nos encaminham para uma jornada de busca interna e nos ajuda a olharmos para o mundo de um ponto de vista feminino e que nos trás de perto a história do Brasil de maneira bem particular.

Rose Marie Muraro é uma daquelas mulheres que te ensinam na vida, que a sua vivência se desenrola com a nossa história e nos fazem relembrar porque somos mulheres, ela é capaz de nos guiar por um caminho emocionante onde cada momento da vida dela, nos encontramos na nossa.

A vida nos acaricia com belas histórias, às vezes histórias famosas, mas a grande maioria são histórias anônimas, histórias de mulheres comuns, essas que andam nos metrôs, que vivem perambulando nas cidades contando suas próprias histórias para as meninas jovens, as nossas histórias também ensinam, também encantam e Rose Marie é sem dúvida uma das histórias que valem muito a pena contar.

Assim como Conceição Evaristo que me encantou com a sua poesia e histórias que me encheu os olhos de lágrimas por prazer de ler sobre mulheres fortes, mulheres anônimas e que se tornou uma das minhas autoras preferidas e sem dúvida me abrilhantou com suas palavras que nos reinventam.

O ato de recontar histórias fizeram de Conceição a minha autora encantada e que tenho o prazer de conhecê-la apenas em Lê-la e apreciar as suas doces e significativas palavras.

Somos mulheres escreventes, e que buscam serem lidas e querem trazer significância na vida das pessoas, porque ser escrevente é buscar nas palavras a vida e inspirar as pessoas a serem melhores por serem elas mesmas, por serem nós mesmas, porque a felicidade é estarmos conectadas com a nossa essência sem remorsos e dores.

O que queremos quando escrevemos para alguém não é só sermos lidas e conhecidas pelas nossas palavras, mas é trazer para a vida , para a vivência das pessoas as cores que nem sempre estas desconhecem.

É como descrever as cores à um cego, é como ser a luz e a muleta de alguém, em nossa real humildade de sermos apenas escreventes.

O que somos senão pessoas se expressando a nossa maneira.

Não me comparo a essas brilhantes mulheres, longe de mim essa arrogância, mas o fato é de tê-las lido me trás uma esperança gritante, de podermos ser quem queremos ser, sem aquele auto-julgamento que nos mata e nos fazem ignorar as nossas qualidades, enfim, todas nós podemos contar histórias, então, eu faço a minha parte, e você?

Seja quem for você, brilhe!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário