quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Análise do filme Persuasão.



As vezes agimos de forma um tanto enigmática e reagimos as situações que colidem com os nossos pensamentos, considerando que nos sentimos persuadidos a agir contrário a todos nossos sentimentos.
O filme não retrata apenas uma situação de fere os nossos sentimentos mas o que um época impôs as mulheres situações que não a fizeram melhores, mas dignas de uma análise moderna do que no que acontecia na época em que o filme retrata.
As mulheres não tinham muitas escolhas a não ser viverem conforme as regras do patriarcado, os homens endeusaram as mulheres e depois as demonizaram. Quanta dominação!!
Mulheres solteiras, eram mulheres sem créditos consideradas difíceis, as mais feias, enfim, era uma mulher que não merecia destaque.
O amor é dado ao mundo como algo sublime e nobre mas numa época em que a honra era dada ao mundo como uma ação valiosa, as mulheres faziam de tudo para se permanecerem como estava, submissas as questões sociais, eram vendidas aos maridos, o homem rico eram os homens mais valorosos , assim como as mulheres, e aonde ficava o amor nessa história?
Nos diários, nas memórias. e em seus mais profundos pensamentos, quando o que na verdade a herança era um bem maior do que imaginamos pensar, os homens sempre venceram quando se tratava em domesticar as mulheres.
Um detalhe importante, os negros não tinham um lugar de destaque nas famílias endinheiradas, então, estranhe as famílias negras endinheiradas nos filmes, portanto, há uma discrepância nesses fatos da história, na verdade, mulheres brancas com homens negros, eram relações proibidas, mas vale o romantismo do filme.
Casais pobres eram comuns, mas infelizmente o filme retrata uma verdade bastante comum, as pessoas se casavam por dinheiro, algumas coisas ainda permanecem nos dias de hoje considerando que vivemos numa sociedade capitalista.
O filme mostra um casal que se ama e que se separam por questões sociais e que depois de oito anos separados se reencontram, ela se vê numa família agora falida e ele, volta rico e digno de um casamento agora com a personagem feminina protagonista, não há outro final senão, o casamento de ambos.
Por quê persuasão?
Porque a personagem feminina protagonista é convencida a se separar do amado porque ele é um simples e pobre marinheiro e ao retornar rico, adivinha, ela tem a permissão de se casar, mas como todo filme deve haver um certo conflito , ele o marinheiro e agora capitão se vê pretendente de uma outra mulher, mas como todo romance nos deixa com dúvidas, um pretendente para ela aparece, outro conflito de interesses, enfim, ela decide com qual rico deve se casar e adivinha... Ela se casa com seu amado.
Não há novidades, mas é um filme interessante e perspicaz porque retrata uma vida bastante comum naquela época, todas as mulheres eram persuadidas a se casarem a quem fossem prometidas, e isso era uma relação comum.
O comportamento da época não é segredo para nenhuma de nós que nos acostumamos a entender como era as relações e o porquê. 
A pergunta que fazemos a nós mesmos é bastante persistente , e quando a mulher se recusava a seguir o roteiro?
A mulher era considerada histérica, difícil , entre outros adjetivos, a mulher era considerada bruxa em alguns casos, mas nada surpreendente.
O filme tem seu brilhantismo com os diálogos inteligentes e interessantes, vale a pena ver com um olhar mais crítico.
A ideia de retratar essa situação comum no cinema, e procurar filmes que retratam essa vida feminina é uma viagem ao passado não muito distante das inúmeras mulheres daquela época, e que não foge muito dos dias de hoje com leves diferenças, então senão assistiu, se delicie com uma bela e romântica história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário