quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

A importância da educação sexual nas escolas e em nossos lares.

 


Há muitos anos escrevo neste blog e acabo compartilhando e ouvindo vidas, histórias estas que me enche de amor e de compreensão.

Dentre todas as histórias que eu já compartilhei as histórias que me marcam mais são as das pessoas que sofreram algum tipo de abuso.

Muitas pessoas não compreendem que quem sofre esse tipo de agressão não foram culpadas por tais agressões, a maioria delas se sentem culpadas de alguma forma mas posso dizer com a experiência que tenho é que nenhuma delas provocou esse tipo de agressão...

Ouvimos muitas pessoas julgarem essas vítimas como se elas sentissem prazer durante um estupro, como se isso fosse um ato desejado por elas, não é uma mentira, é uma verdade que se ouve das mentes doentes e vazias, jamais podemos medir a tamanha dor de ser agredido de maneira tão violenta.

Há crianças , há mulheres, há meninos e meninas que sofrem diariamente esse tipo de abuso, não é uma conta ou um número mínimo , são aos milhares e quando não acontece com alguém próximo parecem que nem existem, simplesmente algumas pessoas fingem que isso é algo de outro mundo,que só ocorre com pessoas que de uma certa forma acreditam que há algum tipo de insinuação ao sexo, como se uma vítima tivesse culpa da mente doente de um estuprador.

Olha só , há quem acredite nisso, não vou entrar em detalhes, mas há pessoas que simplesmente acreditam que as pessoas vítimas de abuso, estão se comprazendo com a situação, não existe mimimi , existe sofrimento.

Agora fica a tal pergunta, e essas vítimas porque não dizem nada, porque muitas delas não denunciam?

Simples, justamente por causa dessa sociedade que julga a vítima ao invés do verdadeiro culpado.

Quantas crianças passam por isso e que depois de décadas conseguem dizer isso para alguém?

Algumas nem falam sobre o assunto, sentem-se envergonhadas, da mesma forma de que nós mulheres que já sofremos algum tipo de violência doméstica nos sentimos, envergonhadas e muitas de nós nos sentimos culpadas , no fim, somos apenas números.

Não há desculpas para nenhum tipo de violência, a verdade é que nós precisamos de ajuda para superar tudo isso, não existe remédio mais eficaz do que o tempo e elevarmos a auto-estima, não tem outra solução além da vontade gigante de passar por cima disso e retornar a vida, que nunca será mais a mesma mas que seja o caminho do amor próprio.

O mais importante é que nos preocupemos para que isso não seja uma coisa comum e que os responsáveis sejam punidos na lei que rege os nossos países e que essas ações sejam cada vez mais punidas e extintas, não podemos prever quando isso terá fim, mas podemos lutar para que isso não aconteça, por isso a importância da educação sexual em nossas escolas, em nossas famílias, precisamos ensinar que não se deve tocar em ninguém sem seu consentimento... é esse tipo de prevenção que pode detectar um agressor, esse tipo de agressão pode prevenir um ataque , uma violência doméstica...

Não é ensinar como fazer sexo, é ensinar os nossos filhos a importância dos cuidados do nosso corpo, a prestar mais atenção nas pessoas que convivem com elas e que ações podem ser consideradas crimes, agressões, ou simplesmente atos impróprios, ensinamos ao respeito que todos nós merecemos ter, que todos nós somos seres humanos , que todos nós somos iguais sendo gêneros diferentes e que cada um de nós precisamos cuidar uns dos outros...


Nenhum comentário:

Postar um comentário