quinta-feira, 15 de outubro de 2015

CUIDAR EM EXAGERO FAZ MAL... Nossos filhos precisam de bons exemplos...deixemos as nossas crianças a responsabilidade e o cuidado a si mesma...


Não é fácil...
A palavra chave: cuidado...
O que é cuidar senão tratar com amor.
Não existe cuidado senão for por amor.
Cada um de nós tem um coração que bate por alguém ou por alguma coisa.
É preciso cuidar para que os nossos corações fiquem tranquilo.
Numa família a mãe  é cuidadosa, e amar também é deixar livre para que o outro possa viver em paz e se cuidar sozinho.

Nós mães precisamos aprender que nossas crianças um dia crescem e devem viver por elas mesmas, o cuidado é importante, mas o fator exagero atrapalha.
Sim, o exagero de cuidados faz com que a criança perca a experiência de cair, de errar, assim as crianças ficam com o medo de errar,porque para algumas mães... o cuidado exagerado acaba criando um medo de desapontar os pais, e assim estas não se arriscam.
Criamos as nossas crianças para o mundo, o exagero beira a neurose, ao ponto de ser egoismo achar que nossos filhos estarão a nossa inteira disposição.
Os nossos filhos precisam crescer, alguns pais ao exagerar nos cuidados acabam acobertando os erros por culpa , porque intimamente sabem que a educação requer alguns cuidados a começar por ensinar a responsabilidade e respeito.

Tenhamos a consciência de que nossos filhos são filhos de Deus e precisamos cuidar de nossas crianças para crescerem em todos os níveis... pessoas de bem aprendem o valor da responsabilidade e de ajudar, portanto, seremos bons pais ao cuidar exageradamente de nossos filhos?
Precisamos cuidar de nossas crianças para se tornarem pessoas de bem, adultos honestos e ajudadores das forças do bem... então cuidemos de nossas crianças para que elas não sejam pessoas limitadas...
Não é fácil, mas a cada passo bem dado, a certeza de que há algo bom mais além fortalece a nossa fé em um futuro melhor.
Cuidar exageradamente faz com que algumas pessoas percam seu tempo com a vida alheia e isso não só prejudica como atrasa também o crescimento, o próprio crescimento... quando nossos pupilos se tornarem adultos, as suas vidas estarão unicamente sobre a responsabilidades deles, somos responsáveis pelo que ensinamos, e a educação começa pelo exemplo.
Ensinemos as nossas crianças a gostarem de si mesmas... crianças que se amam, aprendem a superar as decepções da vida com mais facilidade.. ensinar nossas crianças que perder é algo comum e que errar é um passo para o acerto... Todos nós precisamos de cuidados, mas nos amar é o melhor que temos a fazer.
O sofrimento é comum a todos e cuidar exageradamente impede que as nossas crianças aprendam com seus próprios erros e aceitam a rejeição...É preciso entender que todos nós podemos amar, podemos cuidar... mas cuidar mesmo... é aceitar o outro como é.
Sejamos bons exemplos para que no futuro não tenhamos a dor da culpa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário