quinta-feira, 7 de março de 2024

O perigo das redes sociais !!! COMO LIDAR COM ELA!!!

 



Não sou dessas que fico buscando pelo impossível, sou daquelas que cria coisas impossíveis.

Dizer isso parece estranho, mas a nossa mente é verdadeiramente mágica.

Quando estamos cientes de nossa condição enquanto espíritos viventes , estamos dialogando com a gente mesmo e isso faz com que vivemos de maneira mais plena.

Reconhecer as nossas diferenças, reconhecemos o nosso lugar no mundo tudo fica mais claro e podemos sim mudar algo que está em nossa volta para melhor.

Eu não sei vocês, mas as redes sociais me fez entender muito a forma com que eu me encontro no mundo e isso me fez repensar sobre o quanto as redes sociais podem ser tóxicas e viciantes.

A nossa mente como sabemos é poderosa e cuidarmos dela é uma forma de nos distanciarmos dos perigos , sim, as nossas emoções e nossos sentimentos direcionam as nossas ações que quando estamos distraídos passam despercebidos.

As redes sociais nos abraça , é como se estivéssemos sendo carregados por um animal cheio de tentáculos e devemos ter cuidados, não digo que as redes sociais é prejudicial , mas tem suas armadilhas.

As redes sociais tem imagens que sobrecarregam a nossa mente , existe  um excesso de imagens e sensações que nos mantém sempre aptos para mais informações e nos mantém sempre ativos, nossos pensamentos aceleram e quanto mais nos enchemos de informações áudio visuais mais estamos esperando por mais informações, isto é, estamos enchendo nosso corpo com uma química, seja dopamina ou serotonina, todo excesso trás as suas consequências, e como lidar com os excessos?

Todas as sensações que estamos vivenciando enquanto estamos nas redes sociais estão sendo armazenadas dentro de nós, e de uma forma ou de outra, estamos nos sobrecarregando, coisas boas e coisas ruins existem em todas as dimensões e isso não é diferente nas redes sociais é só a maneira de lidarmos com isso é que nos fazem bem ou nos fazem mal.

Já vivenciamos  golpes na internet, já reconhecemos que existem perigos reais, desde ataques de fúria, assédios, e pornografia entre outros crimes cibernéticos, seja com o que já vivenciamos nas redes sociais estamos sempre cercados de experiências, então, precisamos apenas reconhecer o caminho da qual estamos.

Parar um pouco com as nossas redes sociais faz parte de um cuidado íntimo, de uma desintoxicação, praticar meditação, exercícios físicos, desde uma corrida , caminhada , qualquer que seja uma outra atividade que desligue um pouco desse ambiente tóxico.

Vivemos tempos em que a tecnologia domina o nosso dia-a-dia, ficamos reféns das opiniões de seguidores, de como nossa imagem é vista pelas pessoas que estão nas redes sociais, estamos vivendo uma era tecnológica mais intensa do que poderíamos esperar que fosse e até onde vamos chegar.

Nos apaixonamos por pessoas virtuais, e podemos odiar pessoas virtuais, as nossas emoções, os nossos sentimentos estão intimamente ligados ao abstrato, não abraçamos o outro e não sentimos o outro da forma que queremos e isso trás um carga energética negativa só pelo fato de pensarmos nessa negação, esse poder mental cai em desequilíbrio nos causando desde o estresse a depressão, esse vazio que trás o impossível pode causar danos que geram cicatrizes difíceis de lidar.

Mas tem aquele lado bom, das nossas religações afetivas, reencontros e encontros com os que amamos e estão distantes e que as redes sociais nos aproximam, mas com o tempo, essas ligações se desmaterializam e nos sentimos vazios porque a distância ainda é um espaço enorme entre nós.

Vamos vivenciar nossas experiências com mais cuidado?

Vamos nos aproximar do que nos fazem bem?

Vamos sentir os nossos abraços possíveis com mais intensidade?

Vamos esperar sempre o melhor?

A vida nos abraça com inúmeras possibilidades e vamos tentar nos encontrar em meio as redes sociais, sem querer estar competindo com quem tem mais seguidores, que consegue mais likes ou mesmo que ganha mais dinheiro nas redes sociais, vamos nos encontrar enquanto seres humanos, porque é isso que somos.

Somos os abraços de compartilhamos, somos os beijos que nos conectam com quem amamos.

Somos o que nos mantém juntos com os outros, somos as todas as versões possíveis e impossíveis, usar as redes sociais com sabedoria é um ato de amor, é estarmos diante de nós mesmos sem máscaras, sem nenhum tipo de maquiagem que nos faz ser diferentes de quem somos, as nossa imagem real tão tem filtros.

Como lidar as as armadilhas nas redes sociais? 

Cuidados simples como o cuidados com as senhas, pesquisar os perfis para identificar as contradições desde fotos a frases ambíguas, enfim, usar a intuição, redes sociais têm seus lugares obscuros e é preciso estar com a mente aberta para detectar os perigos que podemos encontrar.

Eu converso com muitas pessoas nas redes sociais e fora dela, sou perceptiva as várias variações, mas tenho um tática infalível para reconhecer quem me faz bem ou me faz mal: Eu penso nela com carinho, não a trato mal mas eu começo a analisar o que ela diz e as ações que ela pratica, então, eu consigo estar com as pessoas ao meu lado sendo ela boa ou ruim, eu me percebo como alguém falível, então, eu começo a entender que todos são falíveis assim como eu, logo, fica a minha decisão de permanecer com ou sem a pessoa com quem estou conversando...

Você percebe os seus vícios nas redes sociais quando fica esperando as respostas imediatas, quando espera ansiosamente por likes e esperando o maior números de visualizações e suas descargas emotivas vindo as reações de seus usuários, depender da opinião dos outros, depender da sua imagem que as pessoas tem de você é estar refém não só das redes sociais mas é estar preso a uma imagem distorcida de si mesmo, porque a imagem dos outros sobre você não é certamente uma imagem pura ,os seus sentimentos, as suas emoções e as suas atitudes é que são realmente suas e não a percepção do outro.

É preciso conhecer para se libertar, isso é essencial na vida de qualquer ser humano, o autoconhecimento te ajuda a se ver diante do todo mundo e do TODO.

Quando as civilizações antigas, desde os sumérios, egípcios, hindus , os budistas e até os gregos diziam e ensinavam sobre " mente sã corpo são" , nunca foram ensinamentos vãos, o uso de deuses para educar as pessoas há mais de 5.000 anos como arquétipos eram uma ação educativa e que com o passar os séculos foram esquecidas e se transformaram numa maneira de dominação em massa porque infelizmente a ignorância é uma forma eficaz de dominação dos fortes sobre os mais fracos, quero dizer, as pessoas mais sábias acabam sobressaindo as que desconhecem, as que ignoram, ou seja, o conhecimento liberta não é?

Por essa razão que a razão e conhecimento em mentes malvadas produz consequências ruins ao mundo.

Então, vamos procurar nas redes sociais algo realmente saudável, como a canção de um grande amigo  chamado Xá compôs  " Remédio bão" ensina... cantar ainda é um bom remédio, viver o nossa lado bom, alegre e esperançoso de ser é sempre um remédio bão!!!

Sempre que tiver dúvida sobre o que está vivenciamos nas redes sociais , pense nas emoções, nos sentimentos , faz uma análise do que vivencia sem exageros, sem vitimização e fazer um olhar sincero sobre as suas ações, as suas perceptivas sobre as redes sociais. porque depender dela exclusivamente para seu sucesso pessoal e até mesmo profissional pode ser uma armadilha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário