sábado, 25 de novembro de 2023

Domesticação das mulheres!!!



 É estranho imaginar uma pessoa sem passado, é estranho imaginar como nós mulheres desconhecemos a nossa própria história.

Quando comecei a estudar o feminismo com mais entusiasmo eu percebi o quanto a minha história estava apagada dentro de mim.

Ao buscar as minhas origens e meus ancestrais eu pude perceber o quanto nós mulheres perdemos milênios de histórias porque nos domesticamos para que essa história fosse esquecida, mas eu não perdi a fé, a fé em mim, a fé nos outros.

A narrativa continua a mesma, "em favor da família", mas será que apagarmos a nossa história faz crescer e proteger a nossa família?

Nós crescemos aprendendo que devemos fazer sem pensar, sem questionar, entramos numa nova fase, a nossa redescoberta, ainda há quem quer reviver " a caçada as bruxas" mas nós mulheres pensantes e histéricas queremos muito mais, queremos nos tornar mulheres selvagens, nos reconstruir.

No tempo em que as mulheres eram mais submissas e temerosas, fomos domesticadas para não morrer mas a esperança e a força , a vontade pela liberdade continua dentro de nós, nossa energia não cessou por causa do nosso passado.

Quem são as mulheres de agora, somos mais fortes?

Ainda somos fortes mas ainda continuamos lutando contra essa domesticação e a invisibilidade do nosso trabalho, eu escrevo de maneira simples para pessoas simples, porque eu sou assim, pensando na mulher simples e ainda escrevendo para ela.

Fomos violentadas quando o machismo tenta nos calar, somos violentadas quando deixamos de fazer o que nos aquecem o coração, somos violentadas quando a política não nos dá voz e morremos intimamente quando nos calamos e não conhecemos o nosso passado.

As mulheres foram domesticadas, caladas para que hoje a vida fosse como ela é, a nossa história foi sendo criada através da violência e precisamos retornarmos as nossas origens.

Quando a mulher admira a lua,quando vê a sua própria natureza com honestidade estamos retomando o nosso lugar,estamos nos tornando ainda mais fortes, a história da mulher está ainda apagada porque ainda estamos em busca de nossa verdade.

Vemos a domesticação das mulheres nos contos de fadas quando a mulher protagonista está adormecida, calada e presa, a mulher boa,é  é a mulher boazinha, a mulher submissa, essa mulher doméstica, é a Branca de Neve, é a Bela Adormecida,é Bela, a Rapunzel, essas mulheres retratadas como passivas, a mulher má, é a bruxa, a madrasta, a mulher histérica, quem somos nós nos contos de fadas, onde nos encontramos em nossa própria história?

Como foi essa domesticação?

As mulheres foram silenciadas quando o mundo machista a entendeu como perigosa, quando perceberam a sua força feminina, afinal, a mulher conhecedora de si mesma poderia cuidar dela e das outras mulheres, a mulher sabia o que era bom para ela, reconhecia a importância do seu trabalho em comunidade, mas o mundo queria que ela fosse reprimida, e começou a vê-la com um diabo de saias, começou a ensinar que o sexo era pecaminoso e a impediu de sentir prazer, a impediu de se tocar e entender o seu próprio corpo, e a fez ser uma propriedade para a reprodução, a fez sentir como inferior, traindo-a , machucando-a, a deixou morrer e perder seu valor, a mulher adormeceu e passou a temer a si mesmo e seu poder feminino.

Sem a luta de milhares de mulheres ao longo de nossa história não teríamos nenhuma evolução, não estaríamos nesse lugar de fala, os nossos direitos, as nossas revoluções não foram apenas violentas , foram baseadas na dor constante e na vontade de crescimento e de sobrevivência.

Fizeram do nosso corpo uma moeda, uma propriedade e nos mutilaram, nos violentaram para que o capitalismo se consolidasse, ou seja, nos domesticaram para nos venderem.

Crescemos aprendendo que a mulher deve sentar com as pernas cruzadas, não podemos falar alto, não podemos vestir roupas insinuantes, mas insinuantes para quem?

Quem pode dizer para quem eu deva me vestir?

Como eu devo me expressar ?

Qual é nosso lugar no mundo?

Hoje as mulheres são mais falantes, mais desejosas e mais claras, mas ainda temos muitas lutas, há ainda dores cortantes, há muitas mulheres silenciadas , não  entre as mais esclarecidas, as intelectuais, mestres, doutoras e entre as mulheres geniais, claro, elas sofrem sim, mas eu quero falar para as mais simples, as que ainda estão sofridas , as que foram forçadas a serem assim , pela falta de compreensão, pela falta de cuidado, as que sofrem com auto-estima baixa, pelas que cuidam sem serem cuidadas, essas precisam de todas nós, dos nossos cuidados.

Essas mulheres ainda doloridas, essas que se escondem numa maquiagem, que escondem-se em roupas compridas por causa das marcas roxas, eu quero estar com elas, para elas, e não me importo o quanto me sacrifico, ainda sim, será por amor a elas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário