quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

EMPATIA - O que podemos aprender através das nossas vivências? O que os moradores de rua podem me ensinar?

 


 


Depois de um tempo aprendemos que nada vale tanto estresse e depois de sucumbir outras milhares de vezes finalmente aprendemos que não existe opção a não ser nos levantar e retomar o caminho.

Entre milhões de habitantes a gente realmente se dá conta que nada é ao acaso e que tudo se define como vida.

O mundo parece complicado quando não entendemos algumas coisas que a nossa mente ainda limitada tenta se esquivar, quando passamos a compreender a nós mesmos e a nos observar a lei do karma a ter um sentido  e então, começamos a acreditar que o mundo não é tão complicado como achávamos.

Se pararmos para pensar somos seres iluminados procurando mais luz e então, clareamos também a nossa mente ainda dentro de uma bolha.

Todos os dias na volta do trabalho me deparo com as ruas sujas e muitas pessoas dormindo nas calçadas, a princípio eu me assustada com a quantidade de pessoas em situação de rua, depois a gente se acostuma, e isso passou a ser constrangedor, não por eles, mas por mim, eu passei a me preocupar mais com a minha cidade, eu já fazia um trabalho com pessoas moradoras de rua, mas o aumento considerável me assustou, e me vem sempre em mente o que fazer para que o mundo seja mais amigável com as pessoas que não têm as mesmas oportunidades que nós, e me pergunto o que leva uma pessoa a viver nessas condições deploráveis e o que as autoridades políticas pensam a respeito, e o que fazer para ajudar ?

Não é só arrumar um lugar para passarem a noite, mas é proporcionar condições melhores, a educação de meus filhos se coloca a frente de muitas questões e eu me vejo na obrigações de educa´-los para serem agentes de mudanças e não simples pessoas que vivem nessa intensa mecânica de ganhar dinheiro e ter uma vida mais confortável, quero que sejam pessoas melhores e mais humanas, até agora tenho conseguido fazer isso, o que me causa alívio,e eu pergunto aos meus leitores, o que vocês tem feito para mudarem o mundo ao seu redor?

A vida vai além de sobrevivência, é uma questão de sermos melhores do que fomos tempos atrás, será que já alcançamos uma civilidade que nos garante uma paz de espírito?

Todos nós criamos motivos para viver,sempre nos motivamos e nos definimos como seres humanos, mas o que vem a ser humanidade, um acúmulo de pessoas inteligentes o seres que são bons?

O que nos tornam humanizados?

Eu acredito que essa pergunta nos fere o ego, e nos faz entender que os valores são importantes para nossa evolução, mas será que o nosso mundo evoluiu ao ponto de nos acharmos melhores:

Eu li um livro que relata Capela e sua evolução planetária, houve uma guerra nuclear o que provavelmente acarretou a vinda de alguns espíritos de lá ao nosso planeta, então, estamos num momento crucial de inúmeras guerras , será que será agora o nosso fim, uma guerra nuclear capaz de nos exterminar pelas nossas próprias mãos?

Não duvido disso, afinal , se somos incapazes de cuidar de nossos irmão menores e dos que vivem tempos difíceis e estão vulneráveis aos maus-tratos que causamos a eles sem assistência social que os garantem o mínimo de ajuda, imagina o que somos capazes com armas nucleares?

Bem, é um caso a ser pensado, se pudermos fazer o mínimo, já está de bom tamanho, então pensemos nas gerações futuras, será que as nossas crianças serão adultos mais humanos ou indiferentes aos diferentes?

Escrevi para crianças, tenho uma ligação íntima com a educação , isso não me garante ser boa o bastante conforme a minha própria definição de bondade, imagino que eu possa fazer algo de bom, então se por um minuto pudermos ajudar com a nossa educação melhor, já me sinto aliviada , logo, se muitas pessoas pensam e forma uma egrégora positiva em relação a nossas vidas futuras, que seja então materializada para que não tenhamos um fim catastrófico não é?

Empatia é uma palavra mágica e ela nos leva a ações significativas.

O que os moradores de rua podem me ensinar senão ter empatia além de um olhar mais profundo sobre as nossas escolhas, a nossa falta de empatia nos leva a indiferença e a não ação benéfica com os outro ser humano o que é estranho quando definimos o humano como um ser civilizado e bem.

Se as nossas mentes são capazes de causar desastres por causa de nossa aura escura em nossa planeta, eu posso dizer sem nenhuma dívida que precisamos de "milagres" todos os dias para que possamos pensar positivamente,essas energias que emanamos estão prejudicando a saúde psíquica de um planeta inteiro, é assustador mas se cada um fizer a sua parte tendo um pouco mais de fé e tentar cuidar pelo menos dos mais próximos possamos pelo menos mudar alguma coisa ao nosso redor, pode parecer utópico, mas o que é fé?

Nenhum comentário:

Postar um comentário