sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Se eu pudesse comprar o tempo...

 




Se eu pudesse comprar o tempo paralisaria tantos momentos só para sentir o sorriso de quem já partiu, dos momentos inesquecíveis que o desapego se tornou raro e difícil.

Eu deixaria que a chuva mais tempo no meu corpo só para sentir a sensação de estar sendo banhada pelo céu, eu deixaria pausado todos os instantes em que o nervosismo e a impulsividade tomou conta dos meus sentidos.

Eu desapegaria o mais rápido possível das tempestades de existiram dentro de mim e que me fizeram ter medo.

Apressaria aquela conversa que eu deixei para trás porque eu não sabia o que dizer.

Pegaria na mão de quem eu deixei passar por despercebida, talvez eu usasse meu dinheiro para comprar o tempo das pessoas mais importantes na minha vida e fazer com que elas permanecesse mais um minuto comigo.

Se eu pudesse comprar o tempo faria com que as estrelas brilhassem mais quando eu estivesse contemplando-as ao lembrar de alguém  e que naquele exato momento este alguém estaria olhando para elas e se lembrando de mim.

Bastaria um segundo comprado para uma despedida mais marcante e de um olhar ou um beijo mais demorado.

Compraria horas para permanecer ao lado de quem eu não veria nunca mais e esse tempo eu seria mais dócil e gentil.

Compraria dias para uma viagem com meus pais para um lugar exótico e descansaria na rede para uma conversa boba com eles até que os dias terminassem e eu pudesse também paralisar esses momentos.

Deixaria avançar as dores, as perdas que pareciam doer mais do que qualquer outro machucado, deixaria de responder algumas questões que me levaram muito tempo e eu ainda não obtive resposta, deixaria isso com o próprio tempo querendo me servir de sua generosidade.

Buscaria avançar um dia chato sem me arrepender disso, me custaria mais dinheiro, mas eu avançaria algumas conversas desagradáveis.

Usaria cada segundo comprado para um abraço mais apertado e uma música nunca deixaria de tocar só para me lembrar dos sentimentos que ela me causa.

Eu usaria todo meus minutos para que o último suspiro nunca chegasse ao fim, mas eu não poderia deixar que ele se estendesse tanto, porque o tempo é dono dele mesmo.

Carregaria no colo os meus filhos por mais tempo e o seus banhos seria tão demorados e fartos como as chuvas de verão, seriam cada abraço algumas horas do meu tempo e eu poderia nina-los até que eu percebesse que o tempo precisasse avançar para que eles pudessem viver aproveitando seu próprio tempo.

Se eu pudesse comprar o tempo eu me esqueceria de coisas que não faziam diferença mas que me ocupou tempo demais.

Deixaria para trás os lugares sombrios e me ocupasse apenas do paraíso, passaria mais tempo com meus pais e filhos, irmãos , tios e primos, e deixaria a fofoca dos vizinhos para eles perderem tempo com eles mesmos.

Avançaria as redes sociais para que eu não me apegasse as coisas tão efêmeras e sem sentido.

Não me preocuparia com o envelhecimento e nem me deixaria levar pelas lágrimas que permaneceram em mim e me irrigaram me fazendo reviver passados que não voltam e outros momentos que nem deveriam ter existido.

Se eu pudesse comprar o tempo, eu exigiria do mundo um pensamento mais humano, mas esse tempo não poderia ser só meu, então, eu compraria os momentos em que tudo era maravilhoso e sem problemas e para falar a verdade, eu teria aprendido pouco não é?

Se eu pudesse comprar o tempo permaneceria diante do horizonte imaginando como seria o outro dia ao lado de quem se foi de repente e numa maneira de tornar a velhice de alguém mais leve e que por um instante apenas prevenir um desastre, talvez salvaria vidas indefesas e teria mais tempo para convencer alguém que amar é evitar mágoas, evitaria um suicídio ou uma viagem sem volta.

Se eu pudesse comprar o tempo tentaria usá-lo com mais sabedoria, mas pensando bem, há muitas coisas que o tempo não pode resolver com a pressa que exigimos ou com a parada inesperada dele, é bem possível que o tempo seja apenas um recurso divino para nos apreciarmos por dentro e nos recorrermos a reflexão do que fazemos de nossas vidas enquanto caminhamos , enquanto estamos vivendo não nos apegamos tanto a esse tempo, deixamos tantas coisas passaram por despercebidas e nos arrependemos de um tempo que não soubemos viver e nessa ânsia de acertar sempre, erramos.

Quando se pensa no tempo acreditamos que ele seja tão grande mas na verdade, ele é uma eternidade, uma linha contínua de vida mas não é uma linha reta, às vezes andamos curvados, damos nós e criamos expectativas que nos deixam egoístas e ignoramos que todos nós usamos o tempo de todo mundo , porque nós permanecemos na vida das pessoas mesmo quando não estamos fisicamente ao seu lado, usamos o nosso tempo acreditando que ele é algo que acaba mas não é verdade, nós nos compartilhamos, nas memórias, nos sentimentos, emoções, estamos tão pertos uns dos outros, não existe esse limite de tempo ou de espaço porque todos nós estamos num mesmo lugar, só nos apegamos a distância física mas o que realmente existe é a falta habilidade em usar melhor toda essa eternidade, ao invés de lamentar precisamos apenas nos atrevermos a gastar a nossa energia em apertar ou afrouxar as nossas relações, porque essa energia que temos é o que nos conecta uns com os outros , é o que nos fazem pensar em usar essa eternidade ao lado de quem amamos, é ajudar os outros para que tudo fique bem.

Por mais que sejam apreciáveis as teorias sobre o tempo, o tempo é sempre algo abstrato porque o vemos apenas as nossas ações, a simples e autêntica lei que rege o Universo , que a lei da causa e efeito, esse é o uso do tempo, esse é o único instante em que o tempo pode ser visto com mais clareza e permanência, porque é relativo, tudo é relativo.

A vida tem as suas curvas, as suas ladeiras e atalhos e mesmo que achamos que estamos economizando tempo, estamos apenas vivendo sob um outro olhar, ou seja, fizemos uma escolha, só isso... O tempo é esse uso da liberdade, esse uso constante da nossa liberdade de escolha, podemos escolher um caminho onde as coisas pareçam mais fáceis então temos uma falsa ideia de que o tempo foi rápido na verdade optamos pela facilidade de resolução ,é só uma questão de escolha.

O tempo só passa a existir quando fazemos dele uma chave, um limite, ou qualquer outra coisa que nos discipline, no final das contas, tudo passa pela criação mental de todos nós para nosso próprio uso.

Ao pensarmos no tempo, pensamos na vida e em seu processo visível mas o tempo vai além disso, porque como o tempo é a eternidade deixamos de perceber que a vida nunca termina, ela simplesmente se transforma em outra coisa, ela não é sempre a mesma coisa, a cada segundo tudo muda porque há um movimento e esse movimento nos faz pensar no tempo como algo que começa e termina com a morte, mas o tempo é a eternidade, é o eterno recomeçar, é a vida eterna e por isso que dizemos que o tempo não existe, ele apenas insiste em nos orientar, como o relógio na parede, ele nos facilita a disciplina e nos motiva a pensar que haverá sempre um dia depois de hoje!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário