domingo, 26 de outubro de 2025

Empoderamento feminino - Uma atitude de resistência



 Muito se fala sobre empoderamento feminino, mas muitas mulheres confundem esse termo e caem na armadilha do falso comportamento.

Ser uma mulher empoderada é assumir a responsabilidade de ser um exemplo, de estar acima das coisas que declinem a nossa imagem enquanto mulheres.

Conhecemos inúmeras mulheres modelos, mas não nos damos conta de que a nossa autoimagem é o que nos distancia de sermos apenas reflexos de uma ideia.

Na história da mulher, a mulher na humanidade vai além da imagem de deusas e de mulheres soberanas, a nossa história é uma história de uma superação e resistência.

Além dos movimentos feministas existem o nosso movimento pessoal, é de como nos vemos na sociedade, muitas mulheres nos servem de exemplos, são desde escritoras, grandes mulheres da arte, da política, cientistas, a maioria delas sobreviveram nessa sociedade machista, e apesar de tudo, nos deram bons exemplos, dessa resistência, resiliência e sobretudo de ajudar as outras mulheres nessa luta contra a violência, não é apenas uma luta feminina, é uma luta humanitária.

Digo humanitária porque não se trata de vaidades mas de conflitos que envolvem a todas nós, para ajudar na emancipação de todas nós contribuindo para a humanidade, o machismo é como uma doença que lastra e que destrói não só o corpo como a alma feminina, ser feminista não é a luta contra o homem, mas contra a ideia de inferioridade e o desrespeito contra todas nós.

O NOSSO CORPO

 O nosso corpo sempre foi alvo de exploração, mulheres sempre foram deusas, trazendo a luz toda a humanidade através do corpo e do amor maternal e isso trás poder.

Na história das nações, as mulheres foram exploradas para serem cortesãs, para serem trabalhadoras nos lares, nas lavouras, para a procriação e quando não atendiam a isso, eram discriminadas e amaldiçoadas.

Saberes ancestrais nos trazem até aqui, histórias que são replicadas, educação do medo, educação que nos aprisionam a ideia machistas, quantas de nós aprendemos que o sexo é pecaminoso, que o nosso lugar é na cozinha e que a outra mulher é nossa inimiga, e que precisamos competir com outras mulheres na conquista do homem, como se fossemos competidoras?

O nosso corpo foi alvo de exploração através de maternidades forçadas, unicamente para gerarem homens fortes para a guerra, isso proporcionou abandono de crianças durante séculos, e quando o estupro era legalizado, mulheres abusadas se transformaram em prostitutas para se manterem vivas, porque as mulheres eram consideradas culpadas pelo próprio estupro, eram marcadas, eram torturadas e isso era normalizado.

O nosso corpo, a nossa vida servia de moedas para as transações econômicas por meio de casamentos sem amor, unicamente por questões sociais.

Mulheres empoderadas são exemplos de comportamento, propagam ideias de amor e respeito, não se trata de vaidade, mas de ajuda mútua, as ideias são fortes e benéficas para todas nós, ajudam na superação de traumas, de domínio de nossas próprias vidas, mulheres empoderadas nos servem de exemplo para o bem, nos ajudam na educação moral e ética, nos ajudam com ideias de auto-amor.

Temos a responsabilidade de ensinar às outras mulheres o amor a si mesmas, a praticarem o bem e não deixarem propagar a ideia machista que mata há milênios as mulheres.

NÃO SOMOS POSSES. o nosso corpo é nosso, é a nossa moradas e moradas de novos seres, damos luz ao mundo, e que esse mundo seja gerado por mulheres fortes e audaciosas, ser feminista não é ser contra os homens, mas a ideia machista cheia de discriminação e violência.

Eu sou uma mulher, dona do meu corpo e mente!!

A mulher empoderada é uma mulher de fala, que retrata a positividade na vida, que não desiste e que se nega a propagar uma ideia de controle contra o nosso corpo, que educa as crianças com amor  e a direciona ao amor-próprio, contra racismo, pedofilia e outras tantas  formas de violência, mulher empoderada propaga ideias inovadoras e são exemplos de resistência, não se deixa levar pelo desânimo e luta incansavelmente pela paz.

Empoderamento feminino vai além da palavra, é um movimento de alma e de puro amor à uma missão de cuidado.

Quando falamos de mulheres, falamos de almas em constante construção, mulheres fortes e que são capazes de vivenciarem recomeços e não desistem de seus ideias e sonhos.

Empoderamento feminino é uma atitude de resistência à violência, é sobre autodomínio e sobretudo amor à vida.

Meu livro infantil Um dia de fada, é uma receita, é sobre empoderamento feminino, é sobre violência doméstica, é uma receita para encontrarmos forças e sermos unidas para podermos alcançarmos a nossa própria luz!!!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário