sexta-feira, 17 de outubro de 2025

O medo... a fé como ferramenta contra o medo...

 


 


Você tem medo de quê?

Todos nós temos medo de alguma coisa, algo que nos faz ter calafrios, não importa em que parte da vida nos encontramos, o medo é sempre algo que nos assusta e nos paralisa.

Os medos infantis nos assombram até hoje, os nossos traumas diz muito sobre os nossos medos, mas há algo que nos conecta com a coragem de encará-los.

A fé, isso mesmo a fé é um ingrediente eficaz contra o medo, é a fé que nos encoraja a progredir e nos manter firmes no caminho, a fé nos trás a força para encarar nossos medos mais profundos.

Você pode se perguntar o que a fé tem a ver com o medo, na verdade a fé nos dá a coragem, não é ruim ter medo, ruim é deixarmos de encarar a vida por medo, por isso a fé deve persistir dentro de nós.

Quando sentimos medo a nossa força não alcança as ações que nos mantém firmes, porque o medo nos paralisa e por isso deixamos de fazer coisas que tornaria a nossa vida mais feliz, mas não podemos acreditar que o medo é sempre ruim, o medo aparece nas nossas intuições quando pressentimos o perigo, o medo acontece quando sentimos que a morte pode estar nos ameaçando, o medo nos leva também às partes sombrias na nossa mente, deixa de ser bom quando nos paralisamos, quando a fé nos falta o medo aumenta e deixamos de agir , por isso o medo é usado por tiranos e pessoas manipuladoras, porque é fácil dominar o outro através do medo.

Medo da fome, medo da morte, o medo está em todos nós, mas a fé é que muda tudo em nós.

O medo do inferno nos faz errar menos, mas algumas religiões usou o medo para dominar a mente das pessoas e as fazê-las cometer grandes atrocidade por medo.

Não há como temer a Deus, nem aos deuses, porque seres celestiais não dominam os outros pelo medo, mas as consequências de nossos erros , são as reações da lei universal do Karma, ou lei da causa e efeito, enfim, tudo que nos acontece é graças as nossas ações que acarretam reações, a vida é uma dança dessas leis universais.

Tudo que existe é o efeito dessas leis, e o medo é sem dúvida o que nos cega perante essas leis, sem conhecimento estamos sempre sujeitos ao medo e conseguinte as pessoas que nos manipulam através do medo.

O poder é um dom, é a manifestação de nosso espírito, alguns que querem exercer o poder sobre os outros tem medo de perder o domínio sobre o outro e usa o medo ao seu favor dando continuidade aos seus domínios, o terrorismo nada mais é do que a força dos outros sobre o medo, os terroristas ameaçam os mais vulneráveis através do medo, as guerras é sobre o medo, a guerra é estar sempre sobre a ameaça do medo, enfim, o medo é uma arma poderosa e deve ser entendida como tal, e você deve se perguntar, como encarar os nossos medos?

O conhecimento, o autoconhecimento é uma arma contra qualquer medo, a nossa confiança, a nossa fé deve estar sempre acima de qualquer medo, devemos sempre esperar o melhor, porque é dentro de nós que mora a fé, a esperança, por isso , a melhor maneira de perder nossos medos é busca o conhecimento, é buscar a autonomia de nossas próprias vidas.

Pessoas ameaçadoras são impiedosas, e perdem o poder quando deixamos de ter medo, quando não as damos importância, isso não significa que não sabemos de suas potencialidades de praticar o mal, mas quando temos conhecimento, aprendemos a nos defender e usar tudo que aprendemos na nossa vida.

Não estamos falando sobre fobias, estamos falando sobre usar a nossa fé contra os nossos medos, é encarando a vida que se vive.

As fobias devem ser tratadas por especialistas de maneira serem perdidas gradualmente de forma responsável, e as melhores pessoas para nos orientar são os especialistas, não vamos subir um edifício de trinta andares, pular de grandes alturas para perder o medo de altura, fazer isso sem orientação adequada , é ser irresponsável, é preciso entendermos isso.

O medo é avassalador, mas a coragem também é, e refletir sobre isso é muito importante para chegarmos ao ideal, lembrando que alguns medos geram doenças que devem ser tratadas, e não podemos sermos negligentes aos nossos sentimentos e emoções. Só alcançamos a paz, quando a encontramos dentro de nós.

O medo também diz sobre os nossos relacionamentos interpessoais, afinal, algumas pessoas, muitos de nós, pelos traumas temos medo de novos relacionamentos, temos medo de nos afeiçoarmos aos outros, medo de novas amizades e isso nos deixa fora de sentimentos que devem ser sentidos para o nosso aprimoramento moral e espiritual, enfim, o assunto é vasto e não podemos ter medo de falar sobre os nossos medos, é importante desabafar, nos expressarmos, isso é ser humano.

Quantas vezes ficamos com medo de coisas se repetirem, de sensações, de velhos acontecimentos?

Isso é natural e devemos refletir sobre isso, porque tudo que está nos nosso subconsciente vem a tona quando algo nos trás velhas feridas, e reagimos de maneira semelhante , ou fugimos de certas situações, nos esquivamos porque temos medo.

Outras vezes nos auto mutilamos porque temos medo, porque deixamos de gostar de nós mesmos, pela culpa, pelos sentimentos tristes que se tornam obsessivos , todos nós temos a necessidade de autoconhecimento, e precisamos dele para alcançarmos a segurança e confiança em nós mesmos, por isso a importância de educarmos nossas crianças com cuidado sem o uso da violência, que nada mais é que o medo operando em nossas vidas.

O medo gera a violência que arrebata as nossas vidas e que se tornou muito comum, deixamos de reagir positivamente porque temos medo, daí a força da fé sobre as nossas vidas, quando temos fé , temos coragem, perdemos o medo e vivemos em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário