quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Empatia.

 


Esta postagem é mais um desabafo e um relato talvez mais emocionado do que sensato.

Às vezes julgamos os outros pela nossa vivência e nos esquecemos de que cada um tem suas próprias histórias e acabamos não tendo empatia.

O mundo é bastante confuso quando estamos cercados de momentos difíceis ou quando buscamos soluções imediatas, acaba que ficamos atarefados com coisas que não são de nossa responsabilidades.

Todos nós temos histórias diferentes embora são frutos de sentimentos e falhas comuns, é que cada um tem sua personalidade e maneira de ver o mundo.

Estou passando um uma questão séria em minha vida , e acaba que me ocupo de questões que às vezes algumas pessoas não compreendem, mas percebi que em muitos momentos também estive em condições adversas , e no fim, a empatia passa a ser uma atitude que devemos ter a todo momento.

Olha só como aprendemos com nossas experiências,  essa roda gigante que vivemos é apenas uma maneira que o Universo tem para nos ensinar que é preciso pensar também nas diferentes formas que vivemos as mesmas questões, todos nós possuímos sentimentos semelhantes , apenas temos experiências individuais para trabalhar em nós essas mesmas virtudes ou vícios dos quais precisamos viver e repensar.

Todos nós agimos de maneira egoísta e orgulhosa, entre outras falhas que devemos pensar e repensar quando nos encaramos no espelho.

Quantas vezes fomos sinceros diante do espelho? 

Quando olhamos para nossa própria imagem o que vemos?

Não existe receita mágica para lhe dar com certas situações, há milhares de receitas filosóficas, livros de auto-ajuda ou mesmo conselhos de amigos, familiares e mesmo desconhecidos, mas a nossa atitude é que nos difere , portanto, somos nós que agimos para nosso próprio bem, mas dependendo da situação, os conselhos sempre são benéficos quando são dados com empatia.

A empatia não é só uma palavra bonita e cheia de boas intenções,é um ato de amor.

Espero que a vida possa nos trazer belas experiências e boas convivências, mas aprendemos com pessoas diversas e experiências negativas que também precisamos exercitar a empatia, precisamos entender que o outro não nos deve reverências , nem que nós devemos reverências, apenas devemos tentar compreender , aceitar e repeitar.

Ninguém, absolutamente ninguém deve julgar os outros sem empatia, sem se colocar no lugar do outro, pois seremos injustos ou mesmo arrogantes e orgulhosos.

Estamos vivendo momentos difíceis em todos os níveis e a empatia deve ser uma atitude comum, logo, precisamos exercitar a nossa empatia e nos encararmos de frente diante de qualquer problema,assumirmos quem somos e nos apoiar a pessoas que te fato nos querem bem.

Busquemos um raio X interno e então podemos olhar e falar de amor com mais autenticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário