Imagine ... ter o poder de criar qualquer coisa...
O nosso pensamento é uma linda e magnífica fonte de energia, a velocidade do pensamento é imediata, não há tempo senão o agora.
O pensamento é energia e quando temos a vontade, se adquire a magia, o nosso corpo é todo magia e porque não pensar que temos o poder de criar?
A criação faz parte de nosso íntimo, somos nós co-criadores, as nossas ideias, pensamentos e sentimentos são tudo o que possuímos portanto, tudo é possível a partir daí.
Na literatura, somos deuses em potencial, criamos e destruímos, somos filósofos e filosofadores, porque somos capazes de codificar pensamentos, ideias, emoções e sentimentos, portanto, somos nós os deuses de nossas obras, somos mágicos.
A FELICIDADE É UM ATO DE AMOR AO NOS DOARMOS AOS OUTROS, sim, somos felizes ao escrevermos e é um ato que chamamos de caridade moral, porque nos tornamos mais humanos ao dividirmos quem somos com os outros.
Na literatura temos o poder de expandir, de contrair qualquer pensamento, tornamos visíveis o invisível e também de habitarmos pensamentos alheios, inspirar e conspirar, temos um poder gigantesco porque podemos criar um movimento, rebeliões e revoluções ao escrevermos, então... somos tudo que podemos ser nesse momento.
O poder da literatura nos tornam gigantes, influenciamos grandes multidões, e antes da leitura as tradições orais eram armas contra os inimigos, as palavras se tornam ações e quem as conduz: Um grande contador de histórias, daí somos os mestres de verdades e mentiras.
Quando temos esse poder , temos também a responsabilidade dessa habilidade e tudo se torna ainda mais poderoso, porque nós precisamos nos atentar a tudo que escrevemos , falamos e desejamos, a literatura com o pensamento é uma relação íntima e muito pessoal.
A maneira como escrevemos, nos expressamos dita a vida e a morte, um exemplo clássico " a caça às bruxas" quantas pessoas morreram por causa das palavras, ações , verdades e mentiras nesse período cruel ? Aos milhares, porque alguém usou esse poder de manipular as energias das palavras, de forma cruel e irresponsável, então, quantos de nós já sofreu as influências das palavras de violência?
A maioria de nós, o chamado " cla a boca, é mais do que o desejo do silêncio, é o desejo de clar, matar a palavra de alguém que quer se expressar, e o "engolir o choro" ? É mais do que o impedir as lágrimas , é o impedir de sentir, portanto, o poder está em fazer o outro sentir e não sentir.
A literatura então é uma ferramenta universal de vida, e é na literatura infantil que conhecemos seus principais efeitos, é quando nos tornamos mestres e precursores da educação ,somos os filosofadores das primeiras palavras lidas de uma criança, e ainda mais, a literatura infantil é também para os adultos quando estes precisam recordarem seus sentimentos, pensamentos e emoções, afinal, histórias infantis são claras e parecem simples, porque realmente os são, mas adentram em nossa alma e nos trazem recordações de nossos viveres.
A literatura infantil é o expressar de pensamentos de nossa criança interior, e quando todos nós nos mostramos quem realmente somos e de como nos construímos, porque a literatura infantil faz com que nós adultos nos despertamos, nos compreendemos, é um ato terapêutico, é um conversar com o nosso EU SUPERIOR, é na literatura infantil que podemos ensinar através de nossa escrita ideias que podem salvar um adulto futuro, é na literatura infantil que construímos sonhos, e projetamos um futuro, as histórias infantil povoam nosso inconsciente, nos ajudam a nos olhar com um olhar de compaixão e respeito, todos nós merecemos ler a literatura infantil , porque crescemos com histórias infantis.
Quando escrevemos a nossa energia se transforma em palavras, os sentimentos se concretizam e se moldam no texto e esse texto pode transformar alguém imediatamente, como provar isso?
Simples... Quando recebemos uma mensagem, uma carta, qualquer recado, dependendo das palavras elas nos fazem sentir, seja qualquer coisa,seja raiva, amor, compaixão, o coração dispara ou desacelera, a alma sorri ou chora, tudo por causa do que está escrito , então, o escritor exerce o poder, e qualquer que seja a filosofia, ela pode ser entendida e absorvida, convence ou decepciona, a literatura é o poder a convicção.
É se expressando que se conquista o mundo, é nos mostrando humanos que humanizamos o mundo.
A nossa capacidade de pensar é a mesma energia da nossa capacidade de agir, e associada à nossa vontade, é a magia , é essa manipulação para construir ou destruir tudo, portanto, nós somos deuses, nos cabe agora pensar : Somos bons ou maus?
Através do pensamento expressado e codificado é que criamos a vida, na literatura mora uma multidão de artistas da palavra, é um acúmulo de ideias , e de tudo que existe, é o poder nas mãos de quem escreve que construímos esse mundo, essa humanidade, então, quando nós estivermos escrevendo ou lendo lembremos que não é só uma ação, é toda uma existência...
Eu não poderia deixar de falar sobre o meu livro infantil : UM DIA DE FADA,pela editora Casakids, porque esse livro se atreve em falar sobre violência doméstica, um tema que adultos temem, mas que as crianças também vivenciam e que elas merecem se curar de suas dores, que merecem conhecer o perdão, o amor-próprio, e buscarem o autoconhecimento , é nessas histórias que construímos e nos organizamos como futuros adultos, através dessa história podemos nos apoiar noa amor e na tentativa que fazer essas crianças muitas vezes feridas a se expressarem para que possamos a ajudá-las no seu processo de auto-cura.
A importância da literatura infantil vai além de contar histórias para crianças, é tratar com carinho o ser humano e criar possibilidades de melhorias íntimas e que somos grandes num mundo onde se cultuam coisas pequenas e valores que desconstroem o ser humano em virtude de sentimentos rasos.


