segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Impulsividade!!!

  


Os meus olhos estavam fixos, estava tão fascinada como se eu estivesse vivendo isso pela primeira vez.

Eu abaixei a cabeça tímida e sem voz, era a primeira vez que eu estava sem palavras diante dele.

E de repente, um silêncio tomou conta de mim, eu não sabia o que dizer, eu estava ali, sem a menor vontade de falar alguma coisa.


Às vezes eu me pergunto por quais as razões que me vejo sempre paralisada diante de sentimos tão fortes e muitas vezes conflitantes, e me recordo das inúmeras mudanças precisei viver para entender que tudo passa por nós como um sopro, uma brisa leve, e quando há tempestades, as emoções sempre são as mesmas que nos derrubam ao chão, são as mesmas emoções e sentimentos que ainda me descuido e se tornam incontroláveis.

Sempre estamos buscando razões para tudo , e não me admira que algumas razões são simples de perceber, embora outras são profundas e nos trás uma certa melancolia, mas a verdade, é que o autocontrole é um atributo dos sábios e que a paciência e resignação são virtudes de grandes conhecedores de si mesmos.

Não é fácil listas uma série de sentimentos dos quais não conseguimos controlar, então eu, corajosamente me encontrei diante de uma lista , eu sempre me olho diante do espelho, inspiro e respiro mas as emoções e sentimentos continuam ali, dentro de mim, esperando uma reação mais racional , e eu numa imaturidade predominante reconheço que eu preciso aprender muito.

Quando agimos com impulsividade, é natural que essas emoções estejam a flor da pele, mas como controlar a impulsividade? Quando sabemos que estamos sendo impulsivos?

A impulsividade é retratada como um comportamento imediato, sem pensarmos bem sobre a consequência de determinados atos munidos de emoções e pensamentos exacerbados.

Reconhecendo -nos como impulsivos e depois provocar um grande silêncio, só assim a serenidade passa a pré-existir em nós.

Não é um exercício fácil, para falar a verdade, é um dos mais difíceis, listar o que sentimos pode parecer fácil ,definir e resignificá-los são basicamente tarefas constantes,  enfim, o autoconhecimento é importante quando estamos dispostos a vivenciá-lo, o contrário estaremos enganando a nós mesmos.

Importante lembrar que quando tiramos essas máscaras que nos assombram damos "!de cara" com quem somos de verdade e ter medo de encararmos a nós mesmos, é natural, mas nunca poderá ser uma ferramenta negativa para a nossa recém- descoberta de nós mesmos.

Emoções e sentimentos podem nos paralisar quando desconhecemos uma maneira de lidar com eles, mas com o tempo aprendemos o que fazer com todos eles e definir quais são os benéficos e os maléficos, e no fim, a gente amadurece, e fim do drama existencial.

Alguns dos grandes sábios da humanidade criaram teorias, nos aconselharam e alguns até nos dão receitas para aprendermos a lidarmos com tantas palavras que povoam a nossa mente definindo-os  como sentimentos e emoções , as nossas reações é que nos afetam , portanto, listar o que sentimos é basicamente a primeira lição para nosso autoconhecimento.

Para que vivamos num mundo mais tranquilo, é preciso olharmos para nós mesmos e provocar a nossa própria mudança, olhar o mundo com diferentes olhares nos tornam mais sábios e nada mais belo do que essa linda caridade para com todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário