sábado, 27 de junho de 2026

Choque de realidade e a empatia... É preciso saber viver!!!

 


 



Fugir da realidade, mas qual é a realidade?

Primeiro tenho que pensar em que realidade eu quero fugir, se é a que eu vivo ou a que eu penso estar vivendo?

Pergunta difícil não é?

A realidade é apenas uma palavra que nos provoca a pensar em que ambiente mental nós nos encontramos, porque muitos de nós não queremos enxergar o que acontece no mundo fora do nosso "mundinho" particular, afinal, a sensação do que não existe algo quando não se pensa nele é uma realidade, quer dizer, aquela sensação de que isso ou aquilo não exista, de fato acontece quando você não tem contato com isso ou aquilo, não existe nas suas vivências, mas na do outro sim, o que passa a ser realidade do outro, é como viver entre mundos complexos dentro de um mesmo mundo.

Quando vivemos a nossa realidade não observamos muito a do outro até passamos a nos  esforçar para enxergar além do nosso horizonte naquele momento, temos que romper muros, e situações que  julgávamos não ultrapassar, não se conhece algo sem estar conectado , mesmo que seja através de pensamentos.

Enquanto a situação em que vivemos está tranquila ,  não conhecemos o estresse ou medo, porque  precisamos estar numa situação para percebê-la., por isso , nos conectarmos com outras realidades além da nossa nos ajuda a sermos mais empáticos, mais realistas diante das coisas que não acontecem geralmente conosco, por isso dissemos sobre o choque de realidade, ou seja, eu preciso enxergar  além do que eu vejo, vivemos num mundo igual mas vivemos realidades diferentes, e quando nos chocamos é que nos encontramos de fato com o mundo amplo que devemos viver para percebermos que o mundo é esse amontoado de percepções, quer dizer, que o mundo é além do que vemos diante de nossos próprios olhos, o mais incrível que alguns mesmo tendo contato com as diversidades não se conectam verdadeiramente, apenas olha, e somente isso, não cresce com a diversidade, finge que não acontece e para ele , está tudo bem, afinal, não é com ele... Essa situação de fingir que não é com ele nos mostra o quanto precisamos nos aperfeiçoar moralmente para crescermos enquanto seres humanos.

Nem sempre a pobreza do outro atinge quem precisa entender que a compaixão e a ajuda mútua transformam mundos, assim é a violência,  fingem que não existe, porque não se conecta com o problema até atingi-lo, sim, e quando nos atinge? Esse é o choque de realidade, é um curto-circuito que sentimos quando a mente absorve uma outra realidade que não se quer enxergar, daí a vida muda, porque até então, tudo parecia tranquilo.

O choque de realidade nos aproxima de um mundo que até então, era apenas uma história que nos contavam e que não vivenciávamos, daí surgem a oportunidade de estar conectados com algo que não era perceptível.
O choque nos tornam vivos diante dos outros, nos trás sentimentos diversos sobre um momento, uma sensação, ou um problema.
É a chance que temos para repensarmos na nossa realidade e nas outras realidades, e nos tornarmos mais amorosos e conscientes, normalmente o choque de realidade muda tudo dentro de nós, as vezes nos causam revolta , nos aproxima de ações mais concretas de solidariedade e das pessoas que nos são completamente diferentes de nossa própria personalidade.
É uma situação que na maioria das vezes nos deixa desconfortáveis e a nossa ação se torna decisiva na nossa vida, ou agimos ou simplesmente olhamos, a nossa escolha é o que acarreta mudanças dentro de nosso próprio mundo, da nossa realidade, porque são realidades com extremos opostos, ou uma realidade que de fato não era perceptível.
Pode se encontrar em nossas relações mais íntimas, pode ser uma mudança financeira, uma descoberta, qualquer que seja, o choque de realidade, é a virada de chave na nossa mente, porque é uma nova forma de enxergar, mas há quem não estabelece nenhum tipo de reação, apenas vê a situação e volta à sua realidade se nenhuma mudança íntima, é apenas um pobre observador, não aprendeu nada com as divergências, porque já tem a ideia de negação, portanto, a falta de empatia, foi aprendida e literalmente assimilada.
O choque de realidade nos aproxima de um estado de vigilância aos nossos próprios pensamentos e sentimentos, há uma mudança que carregamos e muda o nosso comportamento dali em diante, para alguns, é um choque, para outros, é uma graça!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário