O que nos caracterizam como sendo a raça humana é pelo fato de sentirmos algo,e vivermos, pensarmos e agirmos, o nosso intelectual e a nossa habilidade de vivermos em sociedade, a esse respeito tenho meus pontos de vista, afinal,as formigas,abelhas,cardumes, vivem muito bem em sociedade,mas isso não vem ao caso, se tiverem alguma dúvida sobre sentimentos e inteligência de animais ,leiam Ramatis, ele é um bom mestre e explica isso com uma grande facilidade.
O medo da solidão não é um problema em mim,mas para algumas pessoas,isso é uma questão muito séria e por causa desse medo, as relações afetivas se tornam um grande agravamento para alguns distúrbios emocionais,afinal,um sentimento, emoções sempre caminham em "bando".
Alguns casos tem ligação íntima com as relações familiares,na verdade, na grande maioria,mas tudo isso passa quando crescemos,e não se trata de um crescimento puramente biológico, faz parte de um crescimento moral , um amadurecimento da mente e espírito,e não seria diferente, pois nós somos um espírito que anima o corpo, e a prova física disso é que a carne que os carnívoros comem não emitem nenhum movimento depois de abatidos, não há como negar esse fato, um espírito se manifesta através de conexões e um corpo morto,não há como ter conexões.
Precisamos entender de onde vem essa solidão para poder entender esse medo.
A solidão pode ser entendida como a falta de alguém, de compreensão, de empatia, estar só é uma escolha e muitas pessoas necessitam de serem acolhidas, compreendidas, se sentirem próximas a alguém e de estarem sempre com pessoas por diversos motivos,mas o medo de ficar sozinho pode causar alguns problemas, algumas escolhas que podem e devem ser feitas com critérios,o medo da solidão vem com o medo de não ser aceito,de não corresponder as expectativas dos outros, portanto,agradar os outros a todo custo pode ser uma das atitudes de quem tem medo da solidão.
Algumas teorias afirmam que narcisistas tem medo de solidão, há também teorias em que o medo da solidão é uma forma de proteção e um meio de sobrevivência,enfim, independente de qualquer teoria ,o medo da solidão só acaba quando a autoestima e o autoconhecimento se tornam algo permanentes e equilibrados.
A mente segundo Mouni Sadhu, é o conjunto de pensamentos,logo, a mente sadia provoca sensações positivas ao espírito,então,o medo da solidão não é bem algo que podemos nos apoiar para vivermos em sociedade.
A voz do silêncio de Helena Blavatsky precisa ser ouvida e isso acontece quando nos dispomos a nos ouvir e nos abraçarmos de forma consciente e tranquila, não é uma tarefa fácil, mas bem útil.
O medo da solidão pode causar dependências emocionais, e apego a elogios e mimos,ou seja, senão tornarmos cuidadosos com a gente mesmo, o egoísmo e orgulho serão sempre presentes em nossas vidas, e pessoas sempre interesseiras e o pior, nos tornamos interesseiros.
Cabe a nós fazermos um estudo íntimo sobre qual o tipo de relação queremos para nós mesmos, que pessoas queremos ao nosso lado e um pouquinho de solidão pode nos ajudar nessa auto-reflexão, o que Helena Blavatsky nos ajuda a pensar a esse respeito. Esse olhar íntimo sobre a nossa mente e como nos ocupamos do tempo que temos e como o doamos.
O medo da solidão pode aparecer bem antes das primeiras palavras,os primeiros passos, o medo da solidão começa lá atrás, de quando éramos bebês, do ciúmes dos irmãos, da falta de atenção dos pais, entre outras questões íntimas, o medo da solidão é algo a ser estudado por nós mesmos.
O amadurecimento trás consigo as quebras de rótulos, alguns paradigmas,uma reprogramação mental,daí tudo fica mais fácil de entender como a nossa mente funciona.
Não se cura o medo da solidão de um dia para a noite, e nem estando numa relação afetiva,e nem quando nos tornamos pais, ela acontece quando nos entendemos e experimentamos as diversas sensações, não se cura algo sem o contato ,sem o cuidado e muito menos com apenas alguém nos mostrando de como acontece, ela vem com a nossa ação, com as nossas próprias indagações e principalmente com a nossa vontade.
Esse texto é só uma vírgula dos conhecimentos a respeito do medo da solidão, para quem quer se aprofundar mais a única receita é : busque ,se aprimore e viva a vida com leveza, o fardo pode ser pesado,mas a mente jamais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário