sexta-feira, 29 de março de 2024

Livros feministas bom para ler!!!

 Dediquei-me às minhas leituras e me deparei com incríveis obras literárias que expandiram a minha mente fervilhante.



A criação do patriarcado e Calibã e bruxa são duas obras gigantescas , uma complementa a outra, sendo a primeira uma visão clara de que não houve em momento algum  o matriarcado colocando algumas teorias a baixo, essa obra nos apontam fatos históricos além de pesquisas e uma posição feminista diante de muitos fatos e até mesmo uma análise sobre as religiões e de como encaramos as diversas civilizações. sobretudo o eurocentrismo, é uma leitura tensa mas que abrange de forma consistente a visão feminista e histórica, uma visão diferente desta que vemos em nossos livros de história.

Retrata a história da mulher de forma abrangente e significante, alguns relatos que diferem a nossa linguagem aprendida há milênios e nos coloca a par de acontecimentos até então não retrtatados pelos historiadores.

O livro nos leva há mais de 5000 anos atrás , nos mostrando escavações, análises da vida e de como normalizou o patriarcado e de como a política influenciou e apossou de nossos corpos e manipulou a nossa educação nos oprimindo e nos trazendo sentimentos de inferioridade, como o patriarcado manipula as religiões que proferem uma ideia estranha e de domesticação das mulheres, assim como a escravidão e suas formas desumanas  e de como ocorria as várias dominações e desapropriação de terras, além de explicar de forma muito didática as várias revoluções ocorridas ao longo de milhares de anos.



Calibã e a bruxa é uma obra viva e escancarada de nossa humanidade que digo de passagem, desumana, também retrata a transição do feudalismo para o capitalismo e suas atrocidades, nos faz revelações de como as mulheres viviam e como eram inferiorizadas, o texto é rico em detalhes e historiadoras renomadas e análises consistentes além de fatos que também está longe de ser retratada nos nossos livros de história.

Um capítulo a parte sobre a caçada as bruxas que foi um verdadeiro genocídio, as milhares de mortes de mulheres assassinadas por motivos que fogem da nossa lógica.

A escravização e a colonização das Américas que nos fazem pensar o quanto o homem é capaz de chegar em nome da religião e do acúmulo primitivo, sempre muito bem explicado e exemplificado ao longo do livro.

É difícil dizer o quanto aprendi ao ler dois livros célebres e de tamanha importância para os estudos sobre o feminismo.

São duas obras que nos levam ao nosso limite, nos mostra a crueldade e  animosidade dos que construíram as nossas civilizações e de como esses ensinamentos nos influenciam até hoje.

As mulheres não apenas foram inferiorizada como foram manipuladas psicologicamente através da opressão e das inúmeras maneiras de repressão que infelizmente nos aniquilam até os dias atuais, nos  trás uma reflexão de como ainda somos subestimadas.

A importância dos movimentos feministas nos ajudaram em muitas conquistas mas vale lembrar que a luta é por todas nós, e que não somos ainda a força avassaladora que realmente somos, ainda estamos lutando e nos aprimorando.

É de suma importância estarmos cientes que nosso estado psicológico tem um motivo histórico e que devemos nos fortalecer e fortalecer o movimento para que novas políticas sejam feitas e novas conquistas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário