sexta-feira, 8 de março de 2024

Dia internacional da mulher!!! Por que ainda não há grandes mudanças mesmo com o movimento feminista?

 

Hoje seria para ser mais um dia para se comemorar o dia internacional da mulher, mas não há muito para comemorar.

Todos os dias há muitas coisas a serem conquistadas, a começar pelas nossas próprias conquistas, sim, as nossas conquistas pessoais.

Aceitar as nossas próprias cicatrizes, a nossa liberdade quando nos vemos livres de nosso agressor, e talvez um pequeno aumento dos nossos salários, ou a visibilidade de nossos trabalhos no lar, no nosso lar.

Eu me pergunto muitas vezes por que não me encaixo no mundo, quando eu vejo o que eu já vivi, eu penso em como poderia ter sido diferente, pode ser uma coisa que todos fazemos ao longo da vida em qualquer idade, mas esses pensamentos de que poderia ter sido diferente me pega pelo calcanhar, e no fim da história, eu começo a entender o meu lugar em mim mesma.

Não seria isso a não aceitação ou simplesmente uma descoberta de que as coisas acontecem unicamente para aprendermos a viver?

Ainda não consigo responder a essas perguntas que persiste dentro de mim.

Nós mulheres aprendemos a dizer sim para tudo, a sermos a boazinhas, as que se sentam com as pernas cruzadas e fica calada mesmo quando estamos certas, que devemos estarmos vestidas para os outros e que o nosso corpo é o desejo do outro, que estupro, agressão será sempre responsabilidade da mina falta de vigilância, eu não sei quanto a você, mas eu acho isso um absurdo e não quero reproduzir isso.

Quantas de nós sentiu-se culpada pelo assédio do outro justamente pela permanência desses pensamentos de responsabilidade que nos reprimiram e nos oprimiram há tantos milênios?

Eu tenho um corpo só meu, assim como tenho uma mente só minha, somos donas de nós mesmas , mas por que não nos sentimos assim ainda?

Porque estamos ainda vivendo uma filosofia que não nos ajudaram a nos conhecer e nos libertar, foram centenas de mulheres que se sacrificaram para nos ajudar a nos amar como somos, a mudar o que está errado há tanto tempo.

Por maiores que foram os ensinamentos que nos engessaram de  nossas ancestrais, elas também se oprimiram para sobreviver, elas também sofreram e se revoltaram , algumas delas se colocaram a prova para defender o que sentia que era direito, e ainda fazemos o mesmo, nos mantemos seguras das nossas convicções e nós resistimos.

Na verdade a nossa resistência nos mantiveram fortes e por isso conseguimos algumas conquistas, mas não é o bastante, e acredito que será outros tantos anos para nos libertarmos de uma filosofia que nos oprimem.

Chegamos a conclusão que devemos viver muitas ondas do feminismo, é preciso de mais movimentos que nos ajudem a nos ajudar, novas guerras, novos movimentos que devem nos sustentar.

Chegamos num ponto em que a violência contra a mulher se tornou mais visível, portanto mais frequente, continuamos sendo presas pela prostituição, ainda somos escravas sexuais e ainda temos tiradas de nós os direitos universais, ainda precisamos fugir de quem nos perseguem, ainda somos vítimas de estupros virtuais, ainda somos vítimas de golpes, ainda estamos vulneráveis.

São tiradas de nós a esperança de sermos melhores, ainda somos vítimas do corpo perfeito, do trabalho invisível do lar, ainda somos as vítimas de todas as violências vividas e ainda nos calamos, porque aquela sensação de culpa que nos domesticaram ainda habita em nós por uma educação patriarcal que veio com a religião que vivemos, com a sociedade capitalista e principalmente porque a nossa força ainda é a nossa maior resistência, porque nós ainda temos poder, porque ainda somos as deusas e nos chamam ainda de loucas ou histéricas porque somos que somos.

Sim conquistamos muitas coisas, e muitas lutaram com gigantismo, mas a luta não é de uma única mulher para uma única mulher, são por todas nós, por isso a luta é contínua , porque somos bilhões.

O que estamos fazendo é um trabalho de formiga, trazendo e levanto amparo, trazendo e levanto alimento , mas não é um alimento simples, é um alimento filosófico, moral, é uma atitude de todas nós que construímos uma história melhor para todas nós, não vamos romantizar o sofrimento, eu sei que é um ato automático de todas nós, mas precisamos nos dar conta que qualquer que seja a nossa boa ação , ela seve ser multiplicada.

E é isso que fazemos todos os dias por todas nós, para as futuras gerações e para honrar quem veio antes de nós!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário